Advertisement

Responsive Advertisement

5 Exemplos de Empreendedorismo Social no Brasil

Conheça alguns cases de organizações e pessoas que estão ajudando a transformar o país

Por Administradores.com,

Empreender nem sempre significa criar um negócio, que mais tarde vá gerar lucros e dar retorno financeiro a seus idealizadores. Antes de tudo, o conceito significa promover ações capazes de mudar uma realidade. Levando essa definição ao pé da letra, nos anos 1980, o norte-americano Bill Drayton deu o pontapé inicial do que dali por diante passou a ser chamado de empreendedorismo social.

Mas o que é empreendedorismo social? A proposta é simples: utilizar técnicas de gestão, inovação, criatividade, sustentabilidade e outras com o propósito de maximizar o capital social de uma comunidade, bairro, cidade ou mesmo país. Resumindo, empreendedores sociais buscam transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas utilizando métodos geralmente presentes no cotidiano de empresas.

No Brasil, diversos exemplos de empreendedorismo social têm ajudado a promover importantes transformações positivas. Elencamos aqui algumas iniciativas para inspirar você.

Confira abaixo e entenda melhor o conceito de empreendedorismo social:

Gerando Falcões

Iniciativa de Eduardo Lyra, jovem nascido na periferia de São Paulo, que resolveu se dedicar a melhorar a vida de crianças que passam pelas mesmas dificuldades que enfrentou na infância. Cerca de 30 mil estudantes têm sido impactados pelas ações do projeto, que tem como meta central promover o protagonismo dos jovens e fortalecê-los enquanto motores da transformação da sociedade.
www.jovensfalcoes.com.br

Instituto Chapada

Iniciativa que tem como mentora e principal líder a pedagoga Cybele Oliveira, é uma organização focada em ajudar a melhorar a qualidade da educação pública. A entidade faz isso oferecendo, principalmente, apoio à formação continuada de professores e gestores de escolas. Além disso, auxilia a criação de redes colaborativas voltada a fortalecer o ensino formal e políticas púbicas de educação.
www.institutochapada.org.br

Graacc

Desde 1991, essa iniciativa do oncologista pediátrico Antonio Sergio Petrilli tem sido uma forte aliada do combate ao câncer infantil no Brasil. A entidade já tratou mais de 5 mil pacientes, com uma taxa de cura que fica em torno de 70%. A organização funciona com base em um rigoroso sistema de gestão e atendimento que envolve pesquisadores de universidades, a iniciativa privada e a sociedade.

www.graacc.org.br/

Asid

Iniciada como trabalho de faculdade, a Ação Social para Igualdade das Diferenças atua desde 2010 com um compromisso central: auxiliar na gestão de escolas e instituições que trabalham com pessoas especiais. Alexandre Amorim, Luiz Ribas e Diego Moreira conduzem a organização, que desenvolveu uma metodologia administrativa que aplicam nas entidades atendidas, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino gratuito oferecido a pessoas especiais.
www.asidbrasil.org.br/

Adaptsurf

Usando o esporte como instrumento, o projeto tem como objetivo promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Uma das formas encontradas para tanto foi o surf adaptado. O Instituto promove, divulga e difunde o surf como modalidade de esporte adaptado, desenvolvendo parcerias com entidades ligadas ao esporte, escolas de surf e outros projetos.
www.adaptsurf.org.br/


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários