Série SEU NEGÓCIO - 5 Conselhos Que Vão Ajudar a Turbinar Seus Negócios

Conduzido por Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com, o evento contou com a presença do palestrante Adir Ribeiro, da Práxis Business, e do presidente da Livraria Cultura, Sérgio Herz

Por Agatha Justino, 

Na última quarta-feira (6), a primeira edição do MeuSucesso.talk reuniu dezenas de empreendedores no teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, em São Paulo, para um debate sobre modelos de crescimento. Conduzido por Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com, o evento contou com a presença do palestrante Adir Ribeiro, da Práxis Business, e do presidente da Livraria Cultura, Sérgio Herz.

Para os que não puderam comparecer, o Administradores.com selecionou cinco lições deixadas durante o debate.

Confira abaixo:

1) Uma empresa pequena pode (e deve) pensar como as grandes

Sandro Magaldi, CEO do MeuSucesso.com, lembrou aos empreendedores que a ambição deve ser utilizada em prol dos negócios. Um dos caminhos para o crescimento é almejar grandes feitos. Devemos nos inspirar naqueles que obtiveram sucesso e alcançaram isso por meio de trabalho árduo. Não há recompensa sem esforços!

2) A expansão de uma empresa pode vir a partir de diferentes modelos de negócios

O palestrante Adir Ribeiro ministrou uma verdadeira aula sobre como podemos expandir os nossos negócios. Ribeiro explicou as diversas maneiras como esse crescimento pode acontecer: orgânico, canais de venda, expansão por franquias, fusões, aquisições e, ainda, joint ventures (empresas fundadas com investimento de outras duas ou mais). Mas ressaltou que é importante estudar os clientes daquela determinada empresa e também a cultura da região onde ela está localizada. Antes de apostar em algum modelo específico, o empresário deve fazer um estudo minucioso do negócio.


3) Todo ganho acarreta uma perda (trade off)

Para Adir Ribeiro, não importa qual o modelo de crescimento que o empreendedor opte por aplicar, ele precisa ter em mente que perderá algo em ordem de um benefício. Por exemplo, ao escolher um crescimento orgânico, ele deverá acontecer de forma mais lenta, porém garante ao empreendedor mais autonomia e segurança em relação ao negócio. Assim como em fusões, o empreendedor perde autonomia, mas ganha em receber apoio tecnológico e de mercado de uma grande empresa.

4) As lojas físicas devem oferecer experiências aos clientes

Sérgio Herz, presidente da Livraria Cultura, explicou que uma das maneiras de manter os clientes fiéis às marcas é oferecê-los experiências diferencias. Para explicar, ele utilizou a própria livraria como exemplo. Herz conta que, hoje, livros podem ser comprados em diversos lugares – desde lojas online até supermercados. Para manter seus espaços físicos movimentados, ele oferece atividades culturais aos clientes, como apresentações teatrais e musicais, cursos de culinária e mesmo clubes de leitura. Isso tudo somado a um espaço agradável onde os consumidores podem ler ou apenas descansar. Para ele, as lojas físicas devem oferecer um diferencial que compense ao consumidor sair de casa e adquirir naquele local algo que ele poderia facilmente comprar pela internet.

5) O e-commerce é o futuro. Use-o a seu favor

Sérgio Herz acredita nas lojas físicas como uma forma de atrair os clientes, mas é no e-commerce que o empreendedor pode conhecer seu cliente. Por meio das plataformas de compras online, é possível conhecer melhor os hábitos de consumo das pessoas. Saber quanto tempo ela passou na loja e quais produtos ela checou, informações que as livrarias físicas são incapazes de fornecer, por enquanto. As empresas podem utilizar esse banco de dados de maneira positiva, com o objetivo de conhecer melhor seus clientes.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More