Advertisement

Responsive Advertisement

Carreira: a Arte de Decidir

Por Waleska Farias 

“Pela primeira vez, literalmente, pela primeira vez, um número substancial e crescente de pessoas tem a possibilidade de fazer escolhas. Pela primeira vez, as pessoas terão de administrar a si próprias. E é preciso que se diga uma coisa: elas estão totalmente despreparadas para isso”. (Peter Drucker)

A cada novo dia nos deparamos com uma soma incontável de possibilidades para decidir sobre nossas diretrizes. Mas é cada vez mais difícil fazer escolhas convergentes com o que, realmente, queremos e com quem somos. As opções são exponenciais em contraponto a posições cada vez mais evasivas e distantes da realidade do eu.

Quanto mais difícil é o processo de escolha, mais procuramos preencher o tempo com novos aprendizados e incumbências sejam elas quais forem. A angústia de pensar em perder tempo e ficar defasado nos leva a não questionar o sentido de convergência e realização. Estamos ocupando as horas e seguindo o fluxo sem tempo para questionamentos. E isso é o que importa…

O tempo passou a ser artigo de luxo e justificativa para o abandono do senso de existir na verdadeira acepção da expressão. Quanto mais temos o que fazer, menos tempo temos de dar conta de nós mesmos. E assim ficamos isentos de fazer escolhas e decidir. Mas quanto menos pensamos nossas decisões, mais nos distanciamos de quem somos e do que queremos.

Pessoas e empresas recorrem a alternativas que ajudam a clarificar ideias e visualizar os limites recorrentemente mais confusos nas relações de trabalho. No processo de coaching, a premissa básica é definir um plano estratégico que possibilite a conquista de um objetivo específico. Mas, para um grande número de pessoas, responder sobre a legitimidade e a viabilidade desse objetivo é uma árdua tarefa.

Enquanto ocupamos nosso tempo para não perdermos (imaginariamente) o lugar na fila, mais nos distanciamos do que somos em essência. O que nos faz feliz? O que nos desconforta? E o que podemos fazer para mudar nossa atual configuração de vida? São perguntas simples que nos possibilitam decidir, com consciência, sobre qual caminho trilhar e entender o porquê de desempenhar ou não determinado papel. Simplesmente, saber disso nos faz mais tolerantes e confortados. Mais donos de nós mesmos…

O autoconhecimento é fundamental para desfrutar o máximo das próprias aptidões.

Se nossas vidas são frutos de nossas escolhas, por que terceirizar a responsabilidade de decidir sobre quem somos e o que queremos? Quando sabemos o que, realmente, faz sentido nas nossas vidas, os benefícios se potencializam e a recompensa de saber quem somos e o que queremos torna-se uma grande realização. Aqui, já não julgamos culpados. Escolhemos, por livre arbítrio, parceiros.

Precisamos nos conhecer em essência para, então, conquistarmos a confiança necessária que nos permitirá ressignificar nossas relações, potencializar alianças e encurtar a distância entre onde estamos e onde gostaríamos de estar. Entre quem somos hoje e quem gostaríamos de ser. Como cada um é um universo único, agora cabe personalizar o questionamento: Continuo sendo quem sou? Fico onde estou? Ou mudo tudo?

Essa é a transição mais significativa da nossa vida pessoal e profissional. Quando assumimos a responsabilidade pelos resultados advindos das nossas posições passamos,sa protagonista e não mais observador da própria existência. Tornamo-nos inteiros pelo fato de saber quem somos. Temos um norte, pois sabemos onde queremos estar. Tornam-se claros os objetivos.

É hora de elevar a consciência sobrenós mesmos e clarear objetivos e escolhas. Assumir as rédeas do autodesenvolvimento, construir o futuro e fazer valer o nosso querer. Decidir sozinho está difícil? Não se furte a pedir ajuda. Quando o desejo é autêntico, as alianças surgem como consequência. É preciso libertar-se das crenças e julgamentos que imobilizam e dispor-se à construção do novo.

“Quem passa pelas noites esperando o amanhecer perde a oportunidade de contemplar as estrelas”. (Jose Carlos Reyes)
fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários