Baixar Preço é a Melhor Saída Para Vender Mais?

Antes de se pensar em reduzir os preços é importante que a empresa pense de maneira sistêmica e estratégica sobre todos os elementos que fazem parte do seu negócio

Por Flávio Paim,

No momento em que as vendas de uma empresa começam a baixar, a primeira ideia que vem à mente de muitos Diretores, Gerentes de Venda e Vendedores é quase sempre a mesma: baixar o preço, ou como se costuma dizer popularmente: fazer uma promoção. Talvez essa seja uma das soluções mais simplistas que as empresas utilizam com o propósito de aumentar as vendas, entretanto, nem sempre baixar os preços é a melhor solução.

Evidentemente, o pensamento mais óbvio vai ser o de que se os preços forem reduzidos a procura por parte dos clientes vai aumentar, assim como as vendas, quase que automaticamente. Infelizmente, a dinâmica do mercado não funciona exatamente assim. Há de se entender que o cliente, na maioria das vezes, não compra apenas preço. Preço é apenas um dos elementos observados pelo cliente na hora da compra. Em alguns casos o preço é determinante, mas na maioria esmagadora das vezes o cliente não compra apenas preço.

Os gestores devem entender que Preço é um elemento essencial do Composto de Marketing. Sim, preço é Marketing e sua estratégia deve ser pensada utilizando as premissas do Marketing, aliadas às expectativas e dinâmicas financeiras da empresa e levando em consideração os outros elementos do mix de marketing: Ponto de Venda, Produto/Serviço, Promoção/Comunicação, Pessoas e Processos. Cada um desses elementos deve ser levado em consideração no momento de pensar as vendas e uma premissa essencial deve ser levada em conta: Marketing não é só propaganda, muito pelo contrário, ele faz parte do todo do negócio e empresas vencedoras compreendem isso de maneira bastante singular.

Apenas reduzir preços sem pensar o todo do negócio é um erro que inúmeras organizações cometem repetidamente, consumindo suas margens de lucro e, não raras as vezes, elevando os custos de maneira irresponsável. Antes de se pensar em reduzir os preços é importante que a empresa pense de maneira sistêmica e estratégica sobre todos os elementos que fazem parte do seu negócio.

Vale ressaltar que a estratégias de formação de Preço devem ser desenvolvidas com muito profissionalismo, erra quem faz preço apenas olhando o que o concorrente faz, pois vários outros elementos entram nessa estratégia.

O Preço é uma parte essencial da estratégia do seu negócio, mas não é a única, por esse motivo seu cuidado deve ser aliado às outras estratégias que compõem sua organização, ao verificar todos esses elementos, o Gestor terá em mãos informações que o ajudarão a tomar as melhores decisões, que podem, até mesmo, incluir reduções de preços.


Fonte da imagem: clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More