A Criatividade Leva à Inovação

O pensamento criativo é o pai da inovação. Veja como é possível despertá-lo em sua rotina

Por Enrico Cardoso 

Os líderes de negócios há muito perceberam que a criatividade leva à inovação e que é um ingrediente chave para alcançar o sucesso.

Eles reconhecem que a inovação é a habilidade mais importante que uma organização pode ter para se manter competitiva. Tanto que há um ditado que diz que elas precisam inovar, antes de evaporar.

A qualidade pode ser incentivada e nutrida quando se quer crescer como pessoa ou ser um profissional mais bem sucedido, porque as recompensas são maiores.

Aqui estão 6 condições que permitem a criatividade e, em último caso, a inovação.

1. Solidão

Dedique-se um tempo para ficar sozinho, mas no sentido de passar o tempo e refletir além dos clichês e convenções da sociedade para se concentrar em seus próprios pensamentos e ideias.

2. Inatividade

Valorize o seu tempo. Portanto, não jogue conversa fora, mas a inatividade precisa ser uma pausa em sua rotina movimentada.

Algumas pessoas definem regularmente uma parte de sua rotina para não serem interrompidas em seus pensamentos e idéias.

3. Sonhe acordado

Sonhar acordado pode ser focado em sair da caixa e isso muitas vezes é ligado à inatividade.

Em devaneios, fazemos excursões mentais na fantasia que reproduzem a atividade criativa. Várias organizações tem salas tranquilas para o propósito de estimular o pensamento fora da caixa.

4. Credulidade

Esta é a vontade de suspender suas crenças pessoais e aceitar o que vem de dentro, sem insistir na racionalidade lógica.

5. Prontidão e disciplina

Embora essas qualidades são necessárias para a produtividade em qualquer empreendimento, eles também têm um significado essencial na criatividade.

6. Repetição mental

Permitindo-se a revisitar últimos esforços e resolver conflitos traumáticos do passado nos leva à analogias, que é uma das principais razões de aprendizado.

Para finalizar, é preciso nos lembrar de uma citação de Thomas Edison de que “criatividade é 10% de inspiração e 90% de transpiração”.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More