Advertisement

Responsive Advertisement

Se Você Quer Ter Sucesso, Precisa Estar Disposto a Perder Tudo

Para conseguir assumir riscos, faça o seguinte exercício: imagine o pior cenário possível

Por Carlos Miranda

Cada vez mais, tenho me convencido de que o desapego (tema que já abordei em outras colunas) é fundamental para uma trajetória empreendedora bem-sucedida. Recentemente, assistindo a um evento de negócios nos EUA, conheci Jeffrey C. Sprecher, CEO e fundador da Intercontinental Exchange, plataforma internacional de gestão de ativos que adquiriu recentemente a New York Stock Exchange. Ao ser indagado onde arrumava coragem para algumas de suas ações mais ousadas, ele respondeu de forma simples: “Sempre projeto o pior cenário possível.”

Nesse exercício, ele procura simular situações extremas, onde teria que procurar um emprego, vender bens e até eventualmente pedir um empréstimo. O que mais me chamou a atenção é que um homem como ele, que já acumulou um patrimônio significativo, estaria disposto a abrir mão de seu status social e de todos os seus bens para poder expandir a sua empresa. Segundo ele, o objetivo do exercício não é ganhar coragem, e sim dar dimensão ao risco e perder o medo. O que é bem diferente.

Coincidentemente, naquele mesmo dia, durante uma entrevista a um veículo mexicano, eu havia definido o empreendedor como aquele que consegue trabalhar no limite entre a ousadia e a irresponsabilidade. O que eu quis dizer é que empreendedores arriscam porque sabem tangibilizar o tamanho de uma eventual perda e decidir se querem ou não seguir em frente.

“Empreendedores” que se apegam a sinais externos de riqueza e se movem apenas pela vaidade geralmente prejudicam os seus negócios para financiar a sua vaidade. Mas aqueles que conseguem se desapegar dos bens materiais e trabalham apenas para o sucesso de seu negócio, e não para se exibirem, conseguem ir longe.

É por isso que empreender é uma missão para poucos. São aqueles que descobriram o prazer que existe na doação de seu tempo e de suas competências para transformar e melhorar a sociedade. Agora, se você ainda tem dificuldade em se desapegar, lembre-se de uma das melhores frases de Deepak Chopra: “As pessoas passam a vida toda comprando coisas de que não precisam para se exibirem para pessoas de quem não gostam”


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários