Advertisement

Responsive Advertisement

Quatro Catalisadores Para Equipes de Alto Desempenho

Autor: Samara Teixeira

Liderar uma equipe de alto desempenho é a aspiração de toda liderança. De acordo com Daniel Motta, fundador da BMI – consultoria de transformação organizacional que atua ao lado de grandes organizações – e criador da metodologia ELOS© (Essential Leadership for Organizational Strategy©), uma equipe consegue alcançar patamares superiores de produtividade quando seu líder é capaz de ativar os quatro catalisadores essenciais para um desempenho excepcional. 

São eles:

Confiança: é conquistada com ações percebidas, consolidada por uma trajetória de convivência e sustentada pela demonstração de expertise. Por outro lado, pode ser perdida por um mero descuido. Equipes permeadas por uma relação de confiança entre líderes e liderados alcançam altos níveis de desempenho mais rapidamente e são capazes de mantê-los por mais tempo.

Comprometimento: depende da força da coesão grupal, do senso de responsabilidade, da disciplina em aderir a normas e processos corporativos e da paixão individual por pertencer àquele grupo. Manter uma equipe altamente comprometida é mérito do bom líder.

Conhecimento: nas equipes de alto desempenho, o conhecimento vai muito além dos saberes funcionais e técnicos. Engloba visão sistêmica de uma série de variáveis internas e externas pertinentes ao negócio, alinhamento do mapa mental dos membros em prol do processo de obtenção do conhecimento, inteligência emocional e a capacidade de aprendizagem coletiva.

Significado: é o único catalisador que pode criar o vínculo emocional necessário para um desempenho excepcional em grupo, muito além das capacidades individuais isoladas de seus colaboradores. São características das equipes de alto desempenho o alinhamento de propósito, a paixão pelo que faz de seus indivíduos, a inclusão social e o equilíbrio.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários