Como Lidar Com um Chefe Ausente

Nem sempre uma equipe conta com a presença constante do chefe, quando isso acontece a melhor coisa é focar nas metas traçadas e apresentar o melhor desempenho.

De acordo com Luiz Eduardo Gasparetto, especialista em Recursos Humanos e docente nos cursos de pós-graduação da Estácio e USCS, a primeira coisa que um funcionário cujo chefe se ausenta com frequência deve lembrar é que seu desempenho não pode cair por causa disso, ao contrário, ele deve aumentar.

“Com o chefe ausente o seu desempenho deve melhorar e não piorar. É preciso demonstrar ao chefe que você tem iniciativa e que consegue se orientar sozinho e se automotivar e que pode confiar em você”, explica Gasparetto.

Ainda é importante manter o chefe ausente sempre informado do que está sendo feito e o que está acontecendo, dos eventuais contratempos surgidos e das decisões urgentes tomadas na ausência dele é uma boa política. “Nunca esconder nada do chefe por pior que seja a informação, é essencial. Se mentir ele perderá a confiança no funcionário”, ressalta o especialista.
Como o funcionário pode comunicar que a ausência esta atrapalhando?

Segundo Gasparetto, é importante informar ao chefe, com muito tato, mas de maneira firme, que acontecimentos ocorridos na ausência dele não foram resolvidos justamente porque ele não estava presente e não existia ninguém com delegação para resolvê-los.

“Mostrar que se ele centraliza as decisões as coisas ficarão paradas e os subordinados não poderão exercer sua iniciativa. Mostrar como isso é prejudicial para a empresa, para o setor e para o próprio chefe. Mas sempre fazer isso não como lamúria ou queixa, mas sim por vontade de ajudar o setor”, conclui Luiz.

Fonte : Carreira e Sucesso
Conte da imagem: clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More