Advertisement

Responsive Advertisement

Coaching e Liderança: Uma Nova Perspectiva

Frente aos desafios que surgem a todo momento no ambiente corporativo, o modelo tradicional de liderança muitas vezes se torna inadequado como forma de equacionar mobilização, engajamento e motivação entre líderes e liderados

Por Publieditorial,

O ritmo das mudanças no mundo atual tem cada vez mais afetado as dinâmicas do ambiente organizacional. Essas mudanças, ocorridas em todas as esferas da vida moderna, refletem a busca dos indivíduos por satisfação e desenvolvimento em seus relacionamentos interpessoais e nas atividades às quais se dedicam, paralelamente à constante demanda por altos níveis de performance e lucratividade em seus ambientes de trabalho. Em meio a esse cenário vibrante, uma figura se destaca como essencial para canalizar o equilíbrio de todas essas forças e ir além: o líder coach.

Frente aos desafios que surgem a todo momento no ambiente corporativo, o modelo tradicional de liderança muitas vezes se torna inadequado como forma de equacionar mobilização, engajamento e motivação entre líderes e liderados. Nesse contexto, em oposição à figura do líder centralizador, o qual exerce seu poder de maneira isolada e vertical, surge um novo modelo de liderança colaborativa, em que responsabilidades e méritos são compartilhados, sob influência dos preceitos difundidos pelo coaching. Assim, com base no conjunto de competências de liderança do coaching, o líder coach exerce um papel dinâmico e arrojado dentro das organizações, espelhando os anseios de sua equipe e propondo as melhores soluções possíveis para atender às expectativas da empresa com perspicácia e sensibilidade.

Para tornar-se um líder eficiente, você deve aplicar o coaching de maneira brilhante, influenciando positivamente sua equipe rumo a objetivos claros e de importância compartilhada, seja qual for a sua área de atuação. Um estudo recente conduzido em uma grande indústria farmacêutica de atuação mundial constatou que 75% das competências dos líderes eram as mesmas relacionadas à atuação de um coach (WRIGHT; MACKINNON, 2003).

O líder coach, dessa forma, busca não apenas desenvolver o capital humano, como também agir com flexibilidade, criatividade, inovação e superar expectativas para obter mais resultados. O ambiente profissional, dessa forma, torna-se fértil à contribuição efetiva de todos, uma vez que o líder coach trabalha para alinhar os objetivos organizacionais aos objetivos de profissionais e times.

Características do líder coach

Você irá se tornar um líder coach de sucesso desde que possua disposição para aprender a balancear a compreensão dos fatores externos (estratégias, prioridades, resultados) com uma compreensão equivalente dos fatores internos (valores, propósitos, autoconsciência). Isso significa: gerenciar desempenhos, dar feedbacks honestos e construtivos, confrontar problemas, lidar com conflitos, enfrentar novos desafios com propostas atuais e relevantes, desafiar crenças limitantes, e muitas outras competências.

A liderança somada às competências do coaching faz com que o líder coach seja adaptável, valorize diferenças de opinião e encoraje o debate. Como resultado, seus liderados sentem-se valorizados, confiantes e engajados a atuar em equipe, pois os talentos individuais são valorizados e respeitados pelo líder, em benefício direto à própria organização.

Essa parceria resulta em relacionamentos muito mais gratificantes e estimuladores para todas as partes envolvidas no processo.
Entre as principais características de um líder coach bem-sucedido, ele deve:

• Possuir perspectiva organizacional. 
• Ser incondicionalmente honesto. 
• Possuir excelente habilidade de interpretação e de escutar com atenção. 
• Desenvolver a confiança mútua em sua equipe. 
• Ser comprometido com seu próprio desenvolvimento e de sua equipe.
• Equilibrar necessidade de aprendizado com necessidade de resultados. 
• Antecipar oportunidades. 
• Assumir responsabilidades e buscar por soluções em conjunto. 
• Reconhecer esforços, contribuições e talentos. 
• Valorizar e desenvolver o potencial dos membros de sua equipe.
• Compartilhar aprendizado, sabedoria e experiências pessoais com sua equipe. • Incitar os outros a compartilharem o mesmo.

Independentemente de seu perfil profissional, os benefícios de se tornar um líder coach são fundamentais para o seu sucesso profissional, mesmo que você ainda não ocupe uma posição de liderança em sua organização. Seu potencial de crescimento ficará em evidência e as habilidades e competências que você irá adquirir também produzirão resultados em outras áreas de sua vida, tais como vida familiar, profissional e social.

Então, o que está esperando? Não hesite e torne-se um líder coach e seja uma parte ativa no desenvolvimento de sua equipe e de sua organização.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários