Advertisement

Responsive Advertisement

Ser Gestor de Recursos Humanos

O gestor de Recursos Humanos é um profissional que deve respeitar o candidato e saber utilizar as técnicas a favor de um processo seletivo com mais qualidade e profissionalismo

Glisiane Rodrigues

Caros leitores,

Estou aqui realizando um sonho de compartilhar minhas experiências em entrevistas e processos seletivos durante minha caminhada. Várias vezes sair desses departamentos muito chateada e também diminuída da maneira que muitos gestores de RH tratam seus candidatos.

Muito se fala da profissionalização dos candidatos e muitos departamentos de Rh não se profissionalizam e muito menos procuram aplicar os conhecimentos adquiridos tanto nos cursos e congressos como também em faculdades existentes e que não são poucas.

Muitos gestores de Recursos Humanos se sentem a última bala do pacote na hora de entrevistar um candidato, esquecem que também já passaram por um processo seletivo e muitas vezes também sofreram com o famoso nervosismo e insegurança na hora da entrevista.

Sei que por sorte existem profissionais maravilhosos e capacitados, mas infelizmente percebemos que muitos ainda necessitam se capacitar não apenas com títulos e certificados, mas com um pouco de respeito ao candidato a sua frente. Tratar mal uma pessoa por supor que ela não seja capacitada é um erro muito comum hoje em alguns escritórios e agências de recrutamento.

Existem muitos teste realizados no momento do processo seletivo e muitas técnicas bastante eficazes e eficientes em seus resultados, pena que os profissionais que utilizam esses teste e se prendem apenas nos resultados esquecendo que no processo seletivo devem ser levados em conta vários fatores e não somente resultados de testes escritos, uma conversa para avaliar o candidato como um todo, levando em conta sua história, suas experiências e seu conhecimento também devem ser aproveitados e observados na entrevista.

Já participei de processos onde a pessoa responsável chegou estressada, outras vezes atrasada e quando a entrevista não começa com muitas horas de atraso, isso é inapropriado pois, a mesma regra que serve para o candidato de respeitar os horários devem ser cumpridos também pelos entrevistadores.

Outro fator muito chato são os processos longos demais e que cansam o candidato, seja em dinâmicas que nunca acabam e mal elaboradas, seja por informações desencontradas entre os departamentos da empresa logo na descrição dos cargos.

Muitos de vocês devem estar se perguntando se isso é realmente acontece e digo aos leitores, isso é mais comum do que deveria ser. O departamento de RH é o coração da empresa, pois é ele que faz a circulação dos novos talentos levando vida nova e conhecimento novo para dentro da empresa, encontrando e contratando novos talentos para somar produtividade, qualidade e lucro, quando esse departamento não funciona bem é como se a empresa morresse lentamente com a falta de sangue novo , dificultando assim o desenvolvimento da empresa. O Rh não deve ser um departamento sem qualidade e muito menos sem identidade, ele deve ser o primeiro a se capacitar e encontrar suas deficiências e curá-las, deve se o primeiro a respeitar o candidato, seja ele funcionário ou apenas um candidato.

Encontrar gestores mal informados, despreparados nesse momento é um erro fatal para o crescimento da empresa.

Muito se vê em artigos, televisão e revistas relacionadas ao tema, a apresentação de novas técnicas de realizar uma entrevista, gestores apontando erros nos currículos e no comportamento dos candidatos, pena que muitos não procuram observar seus próprios erros e corrigí-los.

Devemos nos inspirar nos verdadeiros gestores de RH, os que respeitam os candidatos, procuram novas técnicas de seleção e não se sentem deuses e sim profissionais competentes e capazes de encontrar um talento escondido ou mal aproveitado.

Ser Gestor de Recursos Humanos é encontrar o verdadeiro talento sem esquecer o respeito ao próximo, pois todos nós um dia fomos ou seremos um candidato e merecemos ser respeitados sempre.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários