Advertisement

Responsive Advertisement

Por Que Seu Negócio Precisa de Mais Tarefas Manuais

No início, colocar a mão na massa é a melhor forma de aprendizado 

Editado por Priscila Zuini (Respondido por Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia)

Uma coisa que praticamente todo empreendedor subestima é o esforço necessário para conseguir os primeiros clientes.

Na teoria, o produto é tão bacana e inovador que, assim que for lançado, uma enxurrada de pessoas irá procurá-lo, causando um verdadeiro caos para a área comercial. Para evitar esse problema, é essencial fazer um grande investimento em automação dos canais de vendas e criação de uma estrutura robusta de atendimento.

No caso de uma grande empresa esse raciocínio faz bastante sentido, já que o lançamento de um novo produto atrairá bastante atenção e a empresa não quer “ser pega de calças curtas” na hora de atender essas pessoas.

Porém, no caso de uma startup, a demanda inicial é bem pequena e o modelo de negócios bastante incerto, o que torna a necessidade de contato próximo com o cliente muito mais importante do que a preocupação com o ganho de escala.

O empreendedor iniciante precisa passar bastante tempo conversando diretamente com os clientes e aprendendo sobre suas necessidades e perspectivas sobre o produto.

Apesar de isso não ser viável quando a empresa tem muitos clientes, é essencial para que o empreendedor ganhe experiência prática. Esse conhecimento do trabalho “manual” é justamente a base para conseguir automatizar a empresa.

Por exemplo, digamos que o empreendedor está interessado em montar um sistema que recomende opções de entretenimento para determinado público-alvo. Ao invés de gastar muito tempo criando um sistema inteligente que faça sozinho essas recomendações, vale muito mais a pena o empreendedor pessoalmente fazer as recomendações para os primeiros clientes.

Se as recomendações do empreendedor não funcionarem, por que as do sistema criado por ele funcionariam? Por outro lado, se as recomendações forem bem avaliadas pelo cliente, isso é um ótimo sinal de que a mesma linha de raciocínio criará um excelente sistema automático.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários