Ser Ansioso Pode Ter Suas Vantagens

Autor: Caio Lauer

Considerada o mal do século 21, a ansiedade também está bastante presente no ambiente corporativo. De acordo com uma pesquisa feita no ano passado pela Omint, empresa operadora de saúde que avaliou as condições de saúde de 18 mil executivos, a ansiedade aparece entre as 4 doenças que mais os afetam.

No entanto, existem formas de usar a ansiedade de maneira positiva? Especialistas apostam que o mínimo de ansiedade, se bem trabalhada, pode ser benéfico para diversas questões no dia a dia de trabalho, como foco, coordenação de multitarefas e cumprimento de prazos.

“O profissional com essa característica tem busca intensa por metas e deseja resultados rápidos, então acaba se mexendo para tal”, opina Marcela Buttazzi, diretora da MB Coaching.

Para Marcela, essa pitada de imediatismo faz bem: “A ansiedade na medida certa denota paixão e vontade de vencer”.

Como dosar a ansiedade

No ambiente de trabalho, a pessoa ansiosa, muitas vezes, é vista como alguém imediatista e pouco detalhista. Por querer resolver as tarefas com rapidez, pode não se aprofundar em determinados processos e detalhes, o que denota querer sempre ir pelo caminho mais rápido no cumprimento das atividades.

“O ansioso, na verdade, quer fazer o melhor possível, no menor tempo. Isso pode gerar resultados espetaculares”, pondera Valdizar Andrade, mestre em comportamento organizacional.

Profissionais com traços de ansiedade por cumprimento das atividades são muito focados. De acordo com Andrade, este excesso faz com que o resultado seja produtivo no campo das metas, mas o lado das relações sociais acaba sendo esquecido.

“Ansiosos podem ser taxados como workaholics porque não conseguem descontrair com os colegas no dia a dia. O relacionamento é muito importante nos dias de hoje, e cabe ao profissional saber dosar este lado também”, enfatiza Marcela Butazzi.

É fundamental ressaltar que a ansiedade em demasia não faz bem, tanto para o indivíduo, como para os colegas de empresa. Porém, quem é ansioso, mas consegue controlar o seu lado emocional e manter-se equilibrado nas tarefas do dia a dia no ambiente de trabalho, carrega muitas características benéficas para as organizações e à própria carreira.


Fonte da imagem: Clique aqui

1 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More