Pensamento Crítico: Saiba o Que é e Como Desenvolver

É bem provável que você já tenha ouvido falar de pensamento crítico. Mas você sabe o que é e como é possível desenvolvê-lo?

Não é incomum ouvir de empresas que buscam por funcionários que tenham pensamento crítico. Muitas pessoas, inclusive, acham que possuem essa habilidade mesmo sem saber o que ela significa exatamente. Por evitar que isso aconteça com você, explicaremos o que é pensamento crítico e o que deve ser feito para desenvolvê-lo.

O que é pensamento crítico?

Todas as pessoas possuem um histórico de vida. Cada indivíduo passou por experiências e situações diferentes, além de terem crenças, medos e objetivos distintos. Quando um mesmo problema é apresentado para várias pessoas, é normal que cada uma delas o interprete de uma maneira e proponha resoluções diferentes. Isso acontece por causa do jeito único que cada um de nós tem.

Porém, para que um problema seja bem resolvido é importante que ele seja analisado de maneira distante e racional, e isso só é possível quando você deixa de lado as suas crenças e o seu modo de pensar. A capacidade de fazer isso é chamada de pensamento crítico.

Pessoas que costumam ser pensadores críticos tendem a ter a mente aberta para novidades e ideias diferentes, além de serem racionais, razoáveis e colaborativas. Elas entendem que para chegar à melhor solução elas devem trabalhar em equipe e esquecer as diferenças e preconceitos.

Nem todas as pessoas, entretanto, possuem essas características naturalmente. Nesse caso, se você quer se tornar um pensador crítico, é importante que você mude algumas de suas atitudes.

Como desenvolver o pensamento crítico?

Para que você comece a desenvolver o seu pensamento crítico é importante investir em três diferentes aspectos. Porém, é importante lembrar que, acima dessas qualidades, o pensamento crítico é um exercício que deve ser praticado constantemente até atingir a perfeição. 

1 – Curiosidade

Fazer perguntas, não se satisfazer com as soluções fáceis e buscar mais conhecimento são o tripé das pessoas curiosas. Deixe a aceitação de lado e invista na curiosidade. 

2 – Compreensão

Entender o cenário completo de um problema é importante para se tornar um pensador crítico. Se você foca somente em um pequeno aspecto, é possível que não consiga ponderar sobre ela de maneira eficaz. 

3 – Lógica

Comece a estimular seu raciocínio lógico com exercícios que desafiam a mente. Faça Sudoku, palavras cruzadas e desafios que envolvam o raciocínio. A partir do momento que você trabalha essas três características, é possível que o pensamento crítico venha mais facilmente à sua mente. Mas, nunca se esqueça que pensar de forma crítica é um exercício demorado e requer dedicação. Coloque as suas crenças de lado e aprenda a analisar as situações da melhor forma possível. Boa sorte!


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More