Advertisement

Responsive Advertisement

5 Conselhos de Warren Buffett Para Empreendedores

Em sua carta anual aos investidores de sua empresa, a Berkshire Hathaway, Buffett ofereceu mais conselhos sobre negócios aos empreendedores

Por Redação

Críticos sempre existirão, mesmo quando você for tão bem sucedido quanto o magnata Warren Buffet. Por isso, em sua carta anual aos investidores de sua empresa, a Berkshire Hathaway, Buffett ofereceu mais conselhos sobre negócios aos empreendedores que vão ajudar a lidar com essas críticas.

Você pode ver abaixo os cinco principais ensinamentos do empresário e a carta na íntegra pode ser lida na página da Bershire Hathaway (em inglês).

Veja abaixo os cinco conselhos de Warren Buffett para empreendedores:

1. Conheça o valor intrínseco da sua companhia

As pessoas tendem a focar nos valores externos das empresas. Elas consideram os preços das ações ou o quanto empresas de capital de risco estão dispostas a pagar para fazer parte dessa companhia. Buffett aconselha os empreendedores a esquecerem de tudo isso, por que essas medidas são efêmeras. Para o bilionário, o valor intrínseco é um conceito que pode ser definido pelo valor em dinheiro que pode ser retirado do negócio, durante toda sua vida. 

O cálculo pode ser complicado e pode mudar com a volatilidade das projeções financeiras. Buffett explica que apesar de difícil, calcular o valor intrínseco da sua companhia oferece um senso de seu valor real. Esse valor deverá guiar as transações, investimentos, acordos e estratégias futuras. Só esteja atento para os perigos de acreditar no seu próprio marketing. Veja as empresas de tecnologia que transformam sua contabilidade em propaganda para fingir que são extremamente lucrativas, quando não são.

2. Crie modelos de negócios

Se você perguntar a maioria das pessoas sobre como criar modelos de negócios, elas devem falar sobre documentos e papelada. Porém, Buffett fala sobre um modelo de parceria. Ele criou um método para fazer grandes aquisições. Os detalhes específicos são desnecessários para um empreendedor, que não esteja comprando de uma empresa do tamanho da Heinz, por exemplo. O que importa mesmo é a ideia que cerca o desenvolvimento dos processos repetitivos. Grandes acordos são sempre únicos, mas possuem características em comum. Conheça seu foco e você terá mais energia para lidar com as peculiaridades.

3. Conheça a diferença entre os tipos de crescimento 

Muitas companhias são ansiosas para crescer em um ritmo alucinante. Mesmo as grandes empresas desejam adquirir outras grandes empresas para expandir os seus negócios. Entretanto, estão apenas trocando uma mala de dinheiro por outra. Pode ser uma cilada. Para Buffett, o importante é que o crescimento da Berkshire Hathaway seja de acordo com seus resultados por ação. Reflita sempre: você está apenas crescendo em tamanho ou está se tornando proporcionalmente mais bem sucedido?

4. Invista em gestão

Um fator importante que contribui para o sucesso de Buffett, é que a Berkshire Hathaway apenas investe em companhias se elas possuem boa gestão. Caso contrário, você estará apenas subsidiando um negócio mal administrado. Garanta sempre que suas empresas tenha a melhor equipe de gestão. Pessoas que realmente sabem como coordenar o marketing, vendas, distribuição, manufatura, finança e todas as áreas da empresa. Buffett afirma que é melhor ter os bons profissionais trabalhando para você, que competindo com você.

5. Use seu dinheiro com sabedoria

Buffett escreveu sobre o dinheiro que não pertence à Berkshire Hathaway, mas que pode ser utilizado em seu benefício. A ideia do câmbio flutuante é bem conhecida entre as empresas, especialmente entre as de mantimentos e distribuidoras. Existe uma diferença entre quando você é pago e quando você paga. Algumas cadeias de mantimentos podem tirar uma parte significativa de seus lucros por meio desse câmbio flutuante; Usar seu dinheiro com sabedoria também significa responsabilidade na hora de repassar os bônus aos funcionários e usar o dinheiro para fortalecer as áreas fracas da operação. Invista em pessoas e no capital de forma inteligente. “É melhor ter uma parte do Diamante Hope, que possuir todo strass do mundo”, escreveu Buffett.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários