Advertisement

Responsive Advertisement

4 Dicas Para se Aposentar e Continuar Ganhando Dinheiro

Saiba quando e onde investir

Por Michelle Ferreira 

Como você se imagina na velhice? Na praia descansando ou contando dinheiro no final do mês? A maioria dos brasileiros não se preocupa com as finanças pessoais da terceira idade com antecedência. Uma pesquisa do instituto Ipsos Mori, realizada com 12 países, revelou que apenas 7% dos entrevistados reservam algum dinheiro para quando se aposentarem e 76% acreditam que a família estará lá para financiar os cuidados deles. O problema é que nem sempre é possível contar com esta opção.

Por mais que você não queira pensar nisso, a terceira idade chegará e não será curta. A expectativa de vida do brasileiro atingiu, em 2012, 74,6 anos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o número deverá crescer ainda mais. “Antes, as pessoas se aposentavam no final da vida. Hoje, vivem mais 30 anos. A velhice é longa e muito cara. A velhice será a maior compra da sua vida”, afirma o planejador financeiro, Augusto Sabóia.

Para não passar aperto, o melhor a fazer é se organizar e planejar para a aposentadoria com antecedência. Quer saber como fazer isso? Confira as dicas abaixo

Comece logo
Talvez você se sinta muito jovem para pensar na aposentadoria ou talvez já esteja mais velho e preocupado por não ter reservado parte do seu salário para a terceira idade. O fato é que, segundo economistas, para ter uma velhice tranquila, digamos rica, começar a poupar o quanto antes é fundamental. “O principal ativo da previdência é o tempo. Tempo é ouro. Comece o mais cedo que você puder”, afirma Sabóia. Quando mais cedo começar, menos você precisará reservar por mês. Quem passou dos 50 anos e nunca guardou nada, precisa correr. Os especialistas aconselham que essas pessoas reservem todo o dinheiro do décimo-terceiro e das férias somente para a aposentadoria.

Pratique o consumo consciente
Se você quer guardar dinheiro para a sua velhice, precisa praticar o consumo consciente. Evite gastar muito com objetos desnecessários. Para conseguir poupar, é fundamental que os seus gastos sejam controlados. Comece pelo básico: faça um orçamento, ou seja, anote todos os ganhos e gastos para ver o quanto é possível fazer sobrar no final do mês. “Depende do momento de vida de cada um, mas, em geral, o número ideal para que cada pessoa economize é de até 30% do salário”, afirmou Samy Dana, professor da FGV e especialista em finanças. O valor deve ser menor para quem estiver no início da carreira ou tiver um salário inferior a R$ 2 mil. “Não adianta fazer previdência e ficar devendo no cheque especial”, afirma Dana.

Invista o dinheiro poupado
Para guardar o dinheiro poupado e fazê-lo render é preciso investir a quantia reservada. Para Samy Dana, colocar o dinheiro na previdência privada só é um bom negócio quando a empresa também contribuir ou negociar planos conjuntos com o funcionário. “Para clientes do varejo, as taxas cobradas não justificam os ganhos fiscais”, afirma o professor. Para ele, a melhor alternativa é investir no Tesouro Direto, em CDBs de grandes bancos ou em LCA e LCI, que não possuem imposto de renda.

Para Augusto Sabóia, o melhor método para conseguir guardar dinheiro para a aposentadoria é ter três tipos de investimentos. “Tem que fazer uma poupança de longo, uma de médio e uma de curto prazo: para a de curto prazo, você guarda dinheiro para as férias de julho e para trocar de celular, por exemplo. Para a de médio prazo, você guarda dinheiro para trocar de carro ou fazer um intercâmbio no exterior. E a de longo prazo, você usa para fazer uma previdência”, afirmou Sabóia.

Não use as economias para outros fins
Segundo os economistas, o maior adversário do dinheiro poupado para a velhice é você. “Se um dia você precisar trocar o carro, vai querer usar aquele dinheiro. Não mexa nele. Aquele dinheiro não é seu, não mexa no dinheiro do velhinho que um dia você irá se tornar. Não é legal mexer no dinheiro de velhinhos”, afirma Sabóia.

De acordo com Dana, é preciso criar mecanismos para que o dinheiro não seja retirado. Não ter o cartão da conta é um deles.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários