Advertisement

Responsive Advertisement

12 Ferramentas Para Facilitar a Vida dos Empreendedores

Veja as recomendações de especialistas com dicas de sistemas online e ferramentas para melhorar a gestão do negócio

Por Camila Lam

Fazer uma gestão bem feita de um negócio demanda tempo e dedicação por parte do empreendedor. Hoje, já existem soluções gratuitas e online para tornar a vida dos empresários mais fácil.

Com a ajuda de Pablo Ribeiro, gestor do programa Startup Network da Endeavor, Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP, e Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEMPI) do Insper, EXAME.com listou 12 ferramentas que podem auxiliar o pequeno empresário na gestão do seu negócio.

1. Runrun.it
O Runrun.it permite que o empreendedor gerencie as tarefas da equipe. Ribeiro afirma que a plataforma possibilita um gerenciamento respeitando as relações hierárquicas da empresa. O plano grátis pode ser usado por até cinco usuários e o upgrade custa a partir de 40 reais ao mês, com treinamento online, 20 Gb de armazenamento e suporte por e-mail.

2. RD Station
O RD Station é um software de automação de marketing digital. “É uma ferramenta para gerenciar conteúdos e ganhar tráfego para o seu site. Foi adaptada para o perfil de empresas do Brasil e ajuda empreendedores na geração de leads comerciais”, explica Ribeiro. O pacote de recursos básicos custa 189 reais ao mês.

3. Wix
O Wix é uma plataforma online para a criação de páginas na internet. “O processo de criação resume-se quase à escolha do design do site e colocação dos conteúdos. Os templates disponíveis são diversificados e atraentes”, afirma Cynthia. O usuário pode também criar a sua loja online. É possível escolher entre o plano grátis ou premium, que custa a partir de 27 reais. 

4. Plano de Negócios
O software Plano de Negócios do Sebrae-SP é indicado tanto para pessoas que têm uma ideia de negócio, mas não sabem se ela é viável, quanto para empresários que desejam expandir os negócios. Para Nagamatsu, o plano de negócios de uma empresa tem que ser revisto de tempos em tempos. O download é gratuito e pode ser feito no site da instituição.

5. Agendor
O Agendor é um sistema online que ajuda no controle comercial de equipes de vendas. Histórico de clientes, comunicação entre a equipe e geração de relatórios são algumas funcionalidades da ferramenta. Ribeiro recomenda que a ferramenta seja usada junto com o RD Station. Há o plano gratuito que pode ser utilizado por tempo ilimitado com limite máximo de dois usuários e 150 vendas. 

6. ZeroPaper e ContaAzul
“É essencial que o empreendedor tenha conhecimento dos gastos e ganhos da empresa. A gestão financeira é uma das maiores dificuldades para os iniciantes”, afirma Cynthia. Tanto o ZeroPaper quanto o ContaAzul auxiliam na gestão financeira online com funcionalidades como fluxo de caixa, relatórios, controle de contas bancárias, entre outros. No caso do ZeroPaper, a ferramenta é gratuita e há opção do pacote de serviços premium. O ContaAzul tem planos a partir de 29 reais ao mês.

7. Sebrae Canvas
A ferramenta Sebrae Canvas é voltada para empreendedores donos de startups que desejam modelar a sua ideia de negócio através do modelo canvas. “É recomendável para analisar a viabilidade do negócio e para fazer alterações mais rápidas, característica de uma startup”, conta Nagamatsu. O download gratuito pode ser feito em dispositivos com sistema iOS.

8. Hootsuite
O Hootsuite é ideal para quem deseja cuidar de várias redes sociais ao mesmo tempo. “Uma ótima ferramenta para monitorar as redes sociais e gerenciar as páginas na web”, afirma Ribeiro. O plano básico é gratuito e o avançado custa a partir de US$ 8,99 ao mês. 

9. MindMeister
O software MindMeister é indicado para empreendedores que não sabem como organizar informações. “É uma aplicação na nuvem que pode ser usada no browser, tablet e mobile para construir mapas mentais. Ótimo para escopar projetos e fazer listas, por exemplo”, explica Ribeiro, gestor do programa Startup Network da Endeavor. Existe um plano para uso pessoal da ferramenta que custa US$ 5,99 ao mês. 

10. Conecte Seu Negócio
O programa Conecte Seu Negócio é resultado da parceria do Google, da Yola e do Sebrae. A ferramenta permite que o micro ou pequeno empresário construa o seu site de maneira gratuita e rápida. “É só fazer o cadastro e tem vários templates para que o próprio empreendedor monte sua página”, explica Nagamatsu. http://www.conecteseunegocio.com.br/ 

11. Google Analytics
O Google Analytics é ideal para quem deseja acompanhar a efetividade do site do seu negócio. “O empreendedor poderá acompanhar detalhes sobre a visitação e estatísticas do seu site, além de tornar possível a verificação de variáveis interessantes, como a quantidade de visitas por dia”, explica Cynthia. O cadastro é gratuito.

12. Pagar.me
O Pagar.me é uma ferramenta para quem deseja receber pagamentos online. Para Ribeiro, é uma solução indicada para quem está começando o negócio. A empresa cobra por venda realizada e não há uma taxa mensal. 



Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários