Advertisement

Responsive Advertisement

Tempo de Investir em Qualificação

Do ponto de vista das empresas, a falta de mão de obra qualificada é um grave limitador para seu crescimento

Por Eduardo Ferraz

Nesse início de ano, o contexto é muito favorável para quem é bem qualificado e pensa em mudar de emprego ou conseguir uma boa colocação, pois sobram oportunidades e o índice de desemprego é baixo. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, 91% das 167 empresas entrevistadas enfrentam problemas com a falta de mão de obra especializada.

Ou seja, essa situação que é um grande problema para as empresas, paradoxalmente é extremamente favorável para os profissionais com bom currículo. Os motivos da dificuldade na contratação são complexos e têm origem na péssima educação de base, estendendo-se na formação deficiente, com muitos alunos saindo das faculdades ainda sem saber escrever e interpretar um texto adequadamente. Quem, por outro lado, conseguiu superar a barreira do péssimo ensino e é bem qualificado tem oportunidade de escolher onde trabalhar.

Do ponto de vista das empresas, a falta de mão de obra qualificada é um grave limitador para seu crescimento. Como solução, algumas delas, ao invés de apenas procurar profissionais “prontos” no mercado, estão contratando estudantes que estão no início da graduação e proporcionando treinamentos para complementar a formação. Ou seja, as empresas acabam promovendo a qualificação que está faltando. A contratação de estrangeiros também tem sido a aposta de algumas empresas.

Já profissionais brasileiros, tanto em início de carreira quanto mais experientes, têm como alternativa investir por conta própria em cursos e treinamentos para se qualificarem melhor e aproveitar a escassez de talentos.

Outra opção, um pouco mais ousada, é procurar por vagas em regiões onde a demanda, e consequentemente o salário, são ainda maiores. Se em sua cidade ou região não há muitas oportunidades para sua área profissional, procure opções em outras cidades ou estados que estejam contratando. Os grandes eventos esportivos, o mercado de gás e petróleo, assim como as muitas obras de infraestrutura em várias regiões do Brasil são alguns exemplos de segmentos que estão gerando enorme demanda por trabalhadores em diferentes especialidades. 

Nunca valeu tanto a pena investir no aprimoramento profissional. Aproveite!

Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em Coordenação e Dinâmica de Grupos pela SBDG. Autor do livro “Vencer é ser você”, da Editora Gente.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários