Advertisement

Responsive Advertisement

Reter e Animar Funcionários é o Que Tira o Sono Das Empresas

Estudo realizado pela SilkRoad aponta que, para 53% dos profissionais da área, esse é a principal desafio. Atrair jovens da geração Y também é preocupação 

Por Luísa Melo

Criar uma cultura organizacional capaz de engajar os funcionários é o principal desafio de quem comanda um departamento de recursos humanos atualmente. Segundo pesquisa da SilkRoad, para 53% dos profissionais da área consultados, esse é um dos três tópicos essenciais para a empresa em que trabalham.

O estudo foi realizado junto a 853 executivos que estão à frente da área em suas companhias.

Em segundo lugar na lista de preocupações está o desenvolvimento de líderes e a administração das diferenças de habilidades entre a equipe (45%); e em terceiro, recrutar os melhores funcionários (41%).

Garantir parte do orçamento e também o suporte da liderança para os programas de recursos humanos também figuram entre as necessidades citadas. Veja a tabela:


Geração Y

Já é consenso entre os profissionais de RH que será preciso investir em jovens qualificados da geração Y para substituirem os trabalhadores que já estão prestes a se aposentarem.

Entre os pesquisados, 11% se disseram muito interessados em investir na busca por talentos da Geração Y para esse fim e 45% demonstraram algum interesse. Outros 33% se disseram neutros, 10% não têm interesse e 2% estão muito desinteressados na força de trabalho dos jovens.

Tecnologia

Em relação à tecnologia, a principal preocupação do RH diz respeito a uma das necessidades mais básicas da área: ter uma ferramenta que reúna dados e análises capazes de traçar um perfil da força de trabalho. Esse item foi o mais citado entre os três principais interesses dos profissionais de recursos humanos quando o assunto é tecnologia, com 53%.

Em seguida aparecem a integração dos sistemas de RH (42%) e oferecer os instrumentos de tecnologia mais avançada para maximizar a produtividade dos funcionários (39%). Confira todas as necessidades mencionadas:


Integração

A pesquisa também perguntou aos profissionais de RH o que mais os preocupa quanto à integração do trabalho que eles desempenham e o negócio da companhia, em geral. Entre os três principais pontos de preocupação, o que mais foi mencionado foi a necessidade de desenvolver uma área de recursos humanos que atue estrategicamente e não taticamente (53%).

Garantir que o RH tenha uma papel ativo na "mesa de decisões" da empresa aparece em segundo lugar, em 41% das respostas. Em seguida, vem a administração de mudanças dentro da organização, também com 41%. Veja o que mais foi citado:



Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários