Advertisement

Responsive Advertisement

Pequenas Empresas São Última Escolha Para Jovens Profissionais

Segundo um estudo do Nube, o grande foco dos jovens com 15 a 26 anos são grandes empresas e multinacionais

Por Luiza Belloni Veronesi 

Apesar de serem responsáveis por 88,3% dos novos empregos formais gerados no País e oferecerem as maiores chances de efetivação, as pequenas e médias empresas são o foco de apenas 20% dos jovens brasileiros que acabaram de entrar no mercado de trabalho.

Segundo um estudo do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), o grande objetivo daqueles que têm de 15 a 26 anos são grandes empresas e multinacionais. Entre os 17.819 entrevistados, 58,9%, ou 10.502 do total, preferem trabalhar nestas empresas. "Muitos estudantes sonham com altos cargos e salários, por isso, almejam atuar em famosas organizações”, explicou a analista de treinamento do Nube, Rafaela Gonçalves. “Não à toa, a escolha por 'Grande empresa' foi a mais desejada, com 34,4%, seguida por 'Multinacionais', com 24,5%."

No entanto, segundo a especialista, focar apenas nesse tipo de corporação pode limitar a oportunidade de estágio e prejudicar a inserção no mundo corporativo. "Estar nessas companhias é realmente bom para o currículo, mas a obsessão por tais vagas pode ocasionar a perda de grandes chances", considerou a analista.

Rafaela acrescenta que as pequenas empresas, além de serem as mais propícias para quem almeja possibilidade de crescimento, ainda oferecem acesso fácil aos gestores e grandes chances de efetivação e promoção. "Mostrando um bom desempenho, a retenção dos colaboradores é mais viável. Sem falar na competitividade ser bem menor", enfatizou a especialista. "Começar pela média e pequena empresa prepara para novos desafios. Pense nisso."

Em terceiro lugar ficou "Órgãos públicos", com 21,06%. "É muito bom termos pessoas interessadas em atuar no ramo. Esse tipo de trabalho exige muito empenho, as vagas são boas e existe carência de mão de obra qualificada", concluiu Rafaela.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários