Advertisement

Responsive Advertisement

Descubra Atitudes Que Diminuem a Sua Produtividade e Aumentam o Seu Stresse

Algumas atitudes comprometem negativamente o seu trabalho e, consequentemente, o seu humor. Veja quais são e aprenda a evitá-las

Um bom trabalho pode ser comprometido por algumas atitudes que por vezes consideramos serem tão normais que nem nos apercebemos o quão danosas podem ser. Tudo o que faz com que você perca o seu foco sobre aquilo que está a fazer acaba por diminuir a sua produtividade e gerar stresse. Quer saber que atitudes são essas? Consulte de seguida as dez principais:

1 – Multitarefas

Algumas pessoas acreditam que o facto de conseguirem desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo as torna mais produtivas. No entanto, ao desenvolvermos várias tarefas simultaneamente podemos acabar por enviar demasiados estímulos para o nosso cérebro, que fica cansado ao perceber que não consegue processá-los da melhor forma e no tempo útil disponível, gerando assim stresse.

2 – "Gratificações Instantâneas"

As "gratificações instantâneas" (tradução livre do inglês "instant gratifications") são formadas por tudo aquilo que rapidamente gera estímulos sem que haja qualquer esforço, fazendo com que o cérebro fique viciado em receber informações e acredite que nada funcionará antes de ele receber a sua "recompensa", perdendo a capacidade de foco. E como é que isso acontece? Por exemplo, quando a uma aula começa e você pensa “antes de abrir o caderno vou só espreitar as novidades do Facebook”. Para melhorar esse hábito, é necessária bastante disciplina.

3 – Não fazer intervalos

Os intervalos no trabalho são importantes: além de propiciarem um pouco de descanso, permitem que o seu cérebro descanse e que não fique sobrecarregado. Faça pequenos intervalos para arejar, ouvir músicas ou caminhar um pouco, mesmo que seja dentro da empresa.

4 – Verificar continuamente a caixa de emails

Pode até dizer que o seu trabalho exige isso constantemente, no entanto estabeleça horários certos para ler os seus emails. Caso contrário, perderá bastante tempo útil.

5 – Ser perfeccionista

Sendo perfeccionista pode acabar por levar muito mais tempo do que o normal para desempenhar determinada tarefa. Não estamos a dizer que deva dar menos de si naquilo que se propõe a fazer, mas que deve ser menos exigente se quiser ter menos aborrecimentos.

6 – Não listar o que deve ser feito

As listas de tarefas funcionam incrivelmente bem para conseguir focar os seus esforços no que tem que ser feito num determinado período de tempo. Caso as listas estejam a ter o efeito contrário, ou seja, a causar-lhe mais stresse, tente diminuí-las e adaptá-las às suas necessidades.

7 – Não desligar o seu telefone

Infelizmente, a melhor forma de evitar distrair-se com os telemóveis é desligando-os. Caso contrário, eles continuarão a distraí-lo a cada mensagem ou chamada – e o tempo que levamos a retomar o foco é de em média 15 minutos.

8 – Não saber dizer "não"

Muitas vezes pode acontecer que algumas pessoas lhe peçam para fazer alguma atividade extra, e você, sem coragem para lhes dizer que não, acaba por aceitar – mesmo já estando com bastante trabalho. Aprenda a dizer “não”. Se souber explicar os motivos que o fizeram negar determinadas tarefas os seus colegas saberão entender e respeitá-lo-ão da mesma forma.

9 – Deixar tarefas prioritárias de lado

Quanto mais evitar fazer tarefas que sabe que têm que ser feitas, com menos vontade fica em fazê-las, acabando por ficar irritado. Portanto, evite adiá-las e comece sempre por fazer primeiro as tarefas mais importantes.

10 – Ir a mais reuniões do que deveria

Quando vai a muitas reuniões pode sentir que está menos produtivo, por ter menos tempo para desempenhar as suas tarefas. Tente comparecer apenas aos encontros realmente necessários. Mais uma vez, a chave é estabelecer prioridades.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários