Advertisement

Responsive Advertisement

Como Decidir se Devo Empreender ou Seguir em um Emprego?

Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia, afirma que o empreendedor precisa lidar diariamente com a possibilidade de fracasso

Editado por Camila Lam (Escrito por Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia)

Para já começar o artigo de forma brutalmente eficiente, se você está na dúvida entre empreender ou seguir em um emprego tradicional, a resposta é simples: escolha o emprego.

Muito mais do que uma decisão lógica, decidir empreender é muito mais um “chamado” do que uma avaliação objetiva de prós e contras. Tendo contato diário com diversos empreendedores, vejo de forma cada vez mais clara que quem decidiu começar seu próprio negócio fez muito mais por falta de opção do que como uma escolha propriamente dita.

Tanto aquele que não consegue um emprego e vê o empreendedorismo como única opção (empreendedorismo por necessidade), quanto os empreendedores por oportunidade, que de certa forma sentem quase que uma compulsão em tirar aquele projeto do papel.

Fora a questão da instabilidade financeira, que é extremamente relevante, o empreendedor precisa lidar diariamente com a possibilidade de fracasso, ouvir um “não” de um cliente, receber pressão de familiares, ser responsável direto pela qualidade de vida de funcionários e mais uma lista considerável de riscos envolvidos.

Ou seja, de certa forma, o empreendedor precisa de um grau de motivação gigantesco para mergulhar de cabeça nessa jornada. Por outro lado, antes que eu pareça um pessimista, é importante deixar claro que a escolha pelo empreendedorismo abre a possiblidade de um retorno financeiro muito maior do que uma carreira tradicional, além da autonomia e superação de desafios envolvidos diariamente.

Se você de alguma forma possui em você o bicho empreendedor e quer correr atrás das oportunidades, ao invés de ficar pensando nos riscos, recomendo conferir o artigo Como saber se você está pronto para empreender.

Caso você tenha essa “angústia” em sair do lugar e colocar suas ideias em prática, desejo muita sorte nessa jornada. Vai por mim, se você tem o perfil, vale muito a pena.


Fonte: exame.abril.com.br
fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários