9 Dicas Para Você Ser um Líder Ainda Melhor

Mais do que julgar o chefe por suas ações, os funcionários estão atentos às suas palavras. Aprenda a lidar com isso

Por Redação

Se você é um empreendedor, tenha uma certeza: a forma como você se expressa faz muita diferença no dia a dia da sua empresa. Dizer as palavras certas para os funcionários, oferecer apoio, demonstrar confiança e dividir opiniões ajudam a construir a figura de um líder reconhecido. Siga as dicas:

1. A situação é a seguinte... As pessoas querem saber o que está acontecendo. O papel do líder é compartilhar os problemas e as soluções pensadas para a empresa e evitar guardar para si todos os assuntos que considera importantes. Com isso, além de ganhar a contribuição dos funcionários e abrir espaço para novas ideias, o empreendedor permite que a equipe se sinta valorizada.

2. Um líder deve liderar. Depois de escutar as sugestões dos funcionários, o empreendedor precisa ter claro aonde quer chegar. Saber dizer não é parte da estratégia, principalmente, quando outras opiniões, por melhores que sejam, mudam os rumos pensados para o desenvolvimento do negócio.

3. Do que você precisa? Primeiro, o empreendedor deve deixar claro para as pessoas que se preocupa com elas, tanto pessoal quanto profissionalmente. Mais do que isso, deve mostrar que quer o sucesso delas. O segundo ponto é que para colocar em prática um bom plano, o empreendedor precisa alavancar as melhores habilidades de seus funcionários, tendo claro que, caso eles não possam dar o retorno esperado, é preciso descobrir o porquê.

4. Saiba mais. Permita que as pessoas percebam que você está mais interessado no que elas possam dizer do que em sua própria fala. Se não for possível fazer isso de forma implícita, faça de forma explícita. Um líder reconhecido é aquele que convida as pessoas a expressar seu ponto de vista.

5. Compartilhe valores. Como empreendedor, você não vai conseguir tomar decisões seguindo a opinião de cada um de seus funcionários, mas pode agir de uma forma que deixe o time todo orgulhoso. Compartilhar seus valores é uma maneira de aproximar o grupo.

6. Acredite na equipe. Se você não confia nas pessoas que fazem parte da sua equipe, elas não deveriam estar ali. O empreendedor deve acreditar na integridade, nos julgamentos e nas paixões de seus funcionários – para então fazê-los entender o quanto precisa deles.

7. Tenha certeza de que eles acreditam em você. A confiança é importante e deve ser mútua, tanto dos funcionários com o líder como vice-versa. Cumpra suas promessas e esteja disponível para se relacionar com a equipe.

8. Faça o melhor sempre. Estimular os funcionários a superar suas dificuldades é outra tarefa de um bom líder. Elogiar suas conquistas e procurar estabelecer novas metas para o seu crescimento, também. Mas não deixe que falhas atrapalhem sua avaliação sobre o time. O importante é ter certeza de que o grupo está preparado para fazer o melhor sempre.

9. Celebre as conquistas da empresa. Não crie uma cultura em que a recompensa por um bom trabalho seja mais trabalho. Comemore pequenas e grandes conquistas, ofereça bônus para os funcionários, estimule a dedicação ao negócio e reconheça a importância deles para a construção do todo, da empresa.


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