Advertisement

Responsive Advertisement

Um Pequeno Guia Para Ajudar Você a Fazer Menos Coisas em Seu Dia

Leia e entenda por que, assim, seu dia pode ser muito mais produtivo (mesmo produzindo menos)

Por Leo Babauta

Muitos de nós trabalham em um fluxo interminável de tarefas, pesquisas, mídias sociais, e-mails, reuniões, correria de uma coisa a outra, nunca parando e nunca acabando. Então, o dia acaba e nós estamos exaustos e temos muito pouco a mostrar dele. E nós começamos o outro dia, prontos para um fluxo irracional de tarefas e distrações.

Eu sou um fã de ir contra o fluxo das coisas que a maioria das pessoas faz e dar um passo para trás. Isso realmente vale a pena? Esse é o melhor caminho? Nós estamos perdendo nossas vidas para a ocupação e distração? E se nós fizéssemos menos, em vez disso?

É claro, eu venho sugerindo fazer menos há seis anos no Zen Habits, mas é um tópico que vale a pena revisitar, porque é muito necessário. Hoje, eu ofereço um pequeno guia para fazer menos, para aqueles que querem dar uma chance a si mesmos.

OS BENEFÍCIOS

Provavelmente, eu poderia escrever um livro inteiro sobre os benefícios de fazer menos, mas aqui vai uma versão menor:

1. Você conquista mais. Não, você não terá mais coisas feitas (você está fazendo menos, no fim das contas), mas se você faz menos e foca nas coisas importantes, você conquista melhores resultados, realizações mais significativas. É assim que eu sou capaz de trabalhar menos, mas ainda escrever centenas de postagens por ano (em vários sites), criar ebooks e cursos e mais.

2. Você tem menos ansiedade. Quando você se liberta das distrações e das coisas que não são essenciais, você se liberta do medo de que você precisa fazer essas coisas. Você aprende que o seu mundo não irá cair quando você deixa essas coisas para trás.

3. Você curte mais a vida. Tirar um tempo para realmente focar em uma tarefa importante, ou curtir as pequenas coisas, em vez de correr entre elas, é muito mais agradável.

4. Você cria tempo. Quando você faz menos, de repente você tem tempo livre! O que você pode fazer com esse tempo? Que tal passar algum tempo com pessoas que você ama, escrever, ler, fazer música, se exercitar, cozinhar refeições saudáveis, começar o seu próprio negócio, meditar ou fazer yoga?

Eu vou parar com esses benefícios - eles são suficientes para começar. Mas eu acho que você vai descobrir outros se tentar.

APRECIE SUAS TAREFAS

Eu escrevi recentemente sobre como apreciar a vida, e isso se aplica a sua lista de tarefas. Quando você realiza uma tarefa - vamos dizer, escrever algo - cria espaço ao redor dessa tarefa. Realmente presta atenção, realmente se dedica e aprecia a tarefa. Qualquer tarefa pode ser agradável com a mentalidade da apreciação - sim, até fazer limpeza e a contabilidade.

Quando você fizer tarefas, não se apresse nelas, seja cuidadoso, esteja presente e sorria. Quando você terminar, aprecie sua conquista em vez de apenas olhar para o que vem em seguida. Respire entre as tarefas.

FAÇA UMA CURADORIA DE SUAS TAREFAS

Se você normalmente faz entre 20 e 30 coisas por dia (por exemplo), entre pequenas e grandes tarefas e reuniões, isso é ótimo. Mas essas coisas são importantes? Elas são boas o suficiente para entrar no corte do que deveria estar na sua vida?

Em vez disso, pense em você como um coletor. Cada dia é limitado, nossas vidas são limitadas e nós podemos tentar enfiar o máximo de coisas que nós conseguirmos dentro desses contêineres, ou nós podemos coletar apenas as experiências que valem a pena estar dentro desses dias limitados.

O que você incluiria no seu dia se você estivesse selecionando as melhores experiências e tarefas? O meu dia, por exemplo, constantemente contém essas coisas que eu amo: meditação, escrita, café e leitura, passar um tempo com minha esposa e filhos, exercícios físicos, refeições saudáveis, ajuda às pessoas, sair para uma caminhada, um pouco mais de leitura e beber uma ou duas taças de vinho tinto. Nem todos os dias tem essas coisas, e não nessa ordem, mas essas são algumas das coisas que eu acho que valem o meu dia.

CRIANDO UM “DIA DO MENOS”

Você pode fazer menos hoje? Como você faria isso? A resposta é sim, você pode fazer menos hoje, mesmo que você já tenha começado com uma correria de pequenas tarefas. Aqui está o que eu sugiro:

1. Respire. Tire um momento no seu dia ocupado e respire. Preste atenção em sua respiração por um minuto, então preste atenção ao seu corpo, em como você está sentando, se você está com a mandíbula travada, o que está deixando você tenso.

2. Considere o seu dia. O que você já fez hoje? O que está no horizonte para o resto do dia? Há alguma coisa que você pode deixar para lá? Você pode criar espaços entre suas tarefas? Você pode selecionar suas tarefas, livrando-se das insignificantes, deixando apenas as melhores?

3. Aprenda a saber o que é essencial. Leva algum tempo para descobrir quais tarefas oferecem maior impacto para a sua vida, sua carreira, sua habilidade de ajudar outros e mudar o mundo. Mas, começando a aprender hoje - escolha o que é mais importante, limpe algum espaço e trabalhe nessas coisas. Aprecie.

4. Reduza as distrações. Considere fazer uma limpeza digital - tire um dia ou uma semana de férias das mídias sociais, notícias, sites de fofocas, dos lugares que você normalmente gasta suas distrações. O que você vai fazer quando sentir que precisa de alguma distração? Medite, exercite-se, crie.

Respire. Aproveite o novo espaço. Aprecie a beleza de fazer menos.

Tradução: Lívia Pereira

Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários