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Fidelize a Equipe Antes Dos Clientes


Por Carlos Faccina

O empenho para fidelizar os consumidores e clientes é o mesmo para tornar os colaboradores fieis à empresa? Infelizmente não. Ainda prevalece um olhar para fora muito mais aguçado quando a questão é fidelizar os consumidores dos nossos produtos. O paradoxo da história é que a conquista da lealdade dos consumidores deve ser feita pelas pessoas que não recebem o mesmo tratamento. São os agentes da fidelização.

Todos os esforços do marketing, vendas e serviço ao consumidor, assim como das demais funções diretamente ligadas à imagem da empresas, estão voltados para a conquista da fidelização à marca.

Proporcionalmente, grande parte do bolo orçamentário alimenta esse esforço.

As relações de trabalho, nesses tempos de concorrência acirrada e marcado pelo baixo crescimento econômico, atuam sob pressão, por vezes, insuportável. São eles, os agentes da fidelização, que estão sob pressão. Seus líderes, mais ainda. Devem alcançar os resultados superiores, que teimam em não se consolidar.

Que fazer, afinal?

A fidelização é um processo e sua manutenção é fundamental. Leva tempo, e é fruto de iniciativas que combinam competência com coragem. Nem sempre os resultados desejados chegam no curto prazo. A chave do sucesso desse processo é fidelizar quem deve fidelizar. Para isso:

  • Defina limites aceitáveis para os resultados – milagre não existe em negócios;
  • Promova a compreensão de toda a equipe para as dificuldades da caminhada;
  • Promova o real entrosamento entre os que devem responder por resultados e aqueles que devem ir a sua busca no campo;
  • Ofereça informações e análises precisas sobre o que não foi possível conquistar;
  • Promova meios coletivos para formulação de propostas para atingir o desempenho superior;
  • Evite a pressão para gerar resultados de curto prazo. Ela não redunda em fidelização no longo prazo, mas é terreno fértil para esgotamento mental e apatia;
  • Leve todos seus colaboradores a olharem para além dos muros da organização;
  • Dedique o mesmo nível de energia e de orçamento usado com foco em clientes para fidelizar sua equipe.

Fidelização é fundamental, mas sem a lealdade dos agentes, nada feito.


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