Advertisement

Responsive Advertisement

De Onde Vêm as Ideias de Negócios?

Especialista explica como conseguir uma ideia para começar um negócio

Por Priscila Zuini (Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo)

Talvez uma das maiores habilidades dos empreendedores de sucesso seja a capacidade de transformar ideias em negócios rentáveis. Mas, afinal, de onde vêm as (boas) ideias de negócios?

Antes pensar em qual área ou negócio empreender, é necessário avaliar o que você verdadeiramente gosta de fazer, e claro, se possui todas as competências necessárias para transformar uma ideia em um negócio rentável.

Nesse caso, uma técnica bem simples pode ajudar no processo de busca. Pense em duas abordagens: ideias que possam surgir a partir do seu perfil pessoal e ideias que surgem a partir da observação do mercado.

A primeira abordagem, que segue o seu perfil pessoal, funciona assim: reflita e faça uma lista de todas as suas preferências, paixões, crenças e competências. O momento agora é responder para si mesmo: do que eu gosto? Trata-se de um trabalho de reflexão pessoal muito rico que irá ajudá-lo a reconhecer as áreas de atuação mais adequadas a você.

Feita a atividade de reflexão pessoal, responda quais são suas competências, habilidades e capacidades. Aqui, vale listar o que você está disposto a aprender ou desenvolver no futuro. Lembre-se que ninguém precisa saber tudo, mas podemos aprender!

Na segunda abordagem, ideias a partir do mercado, o exercício é a busca por inspiração a partir de necessidades e/ou oportunidades em mercados já existentes. Ideias podem surgir através do processo da observação e da análise do que está acontecendo no mercado a sua volta.

O importante é refletir se existe uma oportunidade de negócios a partir de necessidades não atendidas no seu dia a dia ou eventualmente que não estejam sendo bem atendidas por empresas já estabelecidas.

Explico: já parou para pensar que, ao invés de apenas reclamar de um mal atendimento que você tenha sido “vítima” em algum estabelecimento, aquele momento pode ser uma excelente oportunidade para desenvolver um negócio onde o diferencial seja justamente a excelência no atendimento em relação ao seu concorrente?

Vale também pesquisar quais são as tendências que estão despontando nos setores que você gosta. Fique atento ao que seus amigos falam sobre preferências e percepções de mercado. Leia muito, pesquise na internet. Viaje para outros lugares com o olhar da curiosidade.

Como escreveu Tina Seelig, professora de empreendedorismo e inovação de Stanford, o mais importante na busca por uma ideia de negócios é encontrar uma área de intersecção entre suas paixões, seus conhecimentos e as necessidades de mercado. E lembre-se: você não precisa de uma ideia fantástica para iniciar um negócio, e sim, de uma ideia viável.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários