As 10 Marcas Com Melhor Imagem Para o Consumidor Brasileiro

Boticário é a marca de visão mais positiva entre consumidores brasileiros, aponta ranking da BrandIndex

Por Mirela Portugal

O Boticário é a marca com melhor percepção recente entre os consumidores brasileiros, aponta ranking criado pela BrandIndex, empresa de pesquisa de mercado britânica.

A lista é criada para medir as imagens mais positivas entre as marcas, e a atenção que os consumidores dedicaram aos produtos - o que eles chamam de "ruído positivo", uma maneira de testar a eficácia de estratégias de marketing. Uma das perguntas feitas é: "Se você ouviu alguma coisa sobre a marca nas últimas duas semanas, através da publicidade, notícias ou boca a boca, foi positivo ou negativo?" Confira quais marcas nacionais e estrangeiras tiveram melhor desempenho segundo esses criterios no mercado brasileiro. 

1. Boticário
Crescimento na pontuação: 74,6 pontos

O Boticário lidera a lista reunindo as impressões mais positivas entre os consumidores. A marca, de origem nacional, sustenta um posicionamento forte no setor de perfumaria e cosméticos, e beneficia-se de sua presença ramificada em diferentes regiões do país, por ser uma das maiores redes de franquias nacionais. 

2. Natura
Crescimento na pontuação: 70,7 pontos

Eleita como a marca mais valiosa do varejo brasileiro em 2013 pela Interbrand, a Natura investiu nas ideias de sustentabilidade e brasilidade para reforçar sua imagem. Em 2013, seu principal lançamento focou a linha "Sou", feita com embalagens que prometem poupar 70% de plástico e investem no slogan "Para que você precisa do que não precisa?”.

3. Oral B
Crescimento na pontuação: 63,6 pontos

Fabricada pela Procter & Gamble, a Oral B colheu os frutos da visibilidade conquistada com a contração de um garoto-propaganda de grande apelo, o apresentador Rodrigo Faro. O artista conduziu ainda merchandisings da marca em seu programa dominical da TV Record.

4. Nestlé
Crescimento na pontuação: 62,5 pontos

Eleita em diferentes rankings como a marca mais confiável no Brasil, a Nestlé defende sua imagem de marca íntima dos consumidores. Relançamentos como do chocolate KitKat, que chegou à bordo de muitos pedidos de saudosistas, auxiliaram no objetivo.

5. Colgate
Crescimento na pontuação: 60,1 pontos

O segundo creme dental da lista tem uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros. A meta agora, de acordo com a empresa, é crescer em outros segmentos, como o de enxaguantes bucais, representados no portfólio de produtos com o Colgate Plax. 

6. Facebook
Cresimento na pontuação: 58,4 pontos

No Brasil, Facebook virou "Feice" e, com o crescimento do mobile, a rede social faz da rotina dos internautas. Com mais de 76 milhões de usuários ativos no país, o site tornou-se uma plataforma massiva e relevante, também, para as ações de comunicação de outras marcas.

7. Samsung
Crescimento na pontuação: 57,9 pontos

Se Apple era sinônimo de excelência em smartphones, a Samsung investiu pesado para mudar essa imagem. No Brasil não foi diferente, e com uma vantagem a mais: pegando emprestado sua visibilidade conquistada no mobile, a empresa consolidou-se como competitiva na venda de TVs HD, laptops e tablets. 

8. Google
Crescimento na pontuação: 74,6 pontos

Apesar da lista ser recheada de cosméticos e produtos de higiene pessoal - rotineiros na vida dos consumidores - a presença do Google mostra a importância do crescimento do setor de tecnologia. Apesar dos recentes escândalos referentes à privacidade online, aparentemente o slogan "Don't be Evil" (Não faça o mal, em tradução livre para o português) tem sucesso entre os internautas nacionais.

9. Avon
Crescimento na pontuação: 74,6 pontos

Terceira marca de cosméticos do ranking, a Avon é uma das maiores empresas de vendas diretas do mundo. Atualmente, o Brasil conta com a maior força de vendas da empresa e é também a maior operação global da marca. A empresa tem também "tropicalizado" seus produtos e lançamentos, para atender melhor às necessidades e gostos dos compradores.

10. Dove
Crescimento na pontuação: 74,6 pontos

No Brasil desde 1992, a Dove encerra a lista como exemplo de uma expansão internacional de marca que deu certo: somos um dos cinco maiores mercados globais do produto. Vale lembrar que 2013, período de recolhimento dos dados da pequisa, também foi o ano em que a anunciante teve o comercial mais viralizado do mundo, a campanha Dove Retratos da Real Beleza.


Fonte da imagem: Clique aqui

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