Advertisement

Responsive Advertisement

3 Dicas Para Evitar o Colega Tóxico

Cuidado para que ele não prejudique o seu trabalho...e sua saúde

Por Paulo Eduardo Nogueira

Qual é a principal causa das dificuldades de funcionamento de uma empresa? Segundo estudo da Association for Psychological Type International, organização especializada na avaliação de personalidades, quase 80% delas se originam de relações conflituosas entre funcionários. E, para o consultor Van Moody, autor de The People Factor (“O fator gente”), essas relações negativas vão além dos problemas empresariais: criam ansiedade, desgaste, depressão clínica e até doenças.

O maior culpado, diz Moody, é o “colega tóxico”, o profissional que menospreza o próprio talento e limita as possibilidades de os outros progredirem. Nas conversas, ele torce sem pudor argumentos e ideias para beneficiar seu ponto de vista. Constantemente relembra falhas de outros. O colega tóxico prefere punir em vez de ajudar a resolver o problema, assume créditos alheios, só dá atenção aos próprios interesses em reuniões de trabalho e ignora as necessidades de tempo ou espaço dos outros.

Se você tem um colega assim, o que fazer? Van Moody sugere criar limites, minimizando perdas de tempo, energia e recursos.

Estabeleça prazos rigorosos para participar de reuniões com ele, expresse exatamente suas opiniões para que saiba sua posição e evite comportamentos pouco produtivos, como fofocar.

“Não há relações neutras”, alerta Moody. “Cada uma impulsiona ou prejudica pessoas, ajuda ou magoa.” Por isso, administrar bem seus relacionamentos pode ser a diferença entre uma vida profissional satisfatória e uma carreira marcada por decepções.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários