Os 4 Pilares Para Ser um Ccoach de Sucesso

Uma visão dos pilares da sabedoria aplicado na formação de profissionais de Coaching

Por Sulivan França

Frequentemente perguntam-me sobre o que considero relevante na formação de um profissional em coaching. Costumo comparar o processo de formação de um coach de sucesso com a teoria dos pilares da sabedoria. Existem quatro pontos fundamentais da teoria que se aplicam de forma integral e que considero relevantes para determinar o quão eficiente você será em sua carreira como coach. Estes pilares são: dados, informações, experiência e conhecimento.

A questão mais relevante que devemos observar são esses termos são frequentemente usados de forma alternada, como se tivessem o mesmo significado ou aproximado. Sem “desconstrução”, ou melhor dizendo, sem “entendermos” ou buscarmos entender o que de fato esses termos nos dizem, quase que poderia funcionar como termos idênticos, a verdade é que eles são totalmente distintos e todos eles são e têm um significado especifico e diferente um do outro.

Dados

Os dados podem ser, mas não são, necessariamente, a informação por completo. Quando observados os dados, é importante sabermos identificar se eles nos informam uma estrutura ou uma configuração. Sem esses dois pontos a serem considerados, o valor dos dados é limitado.

Em uma formação de coach, dados são tudo aquilo que um Master Coach Trainer (Instrutor responsável pelo curso de formação) informa aos seus alunos de forma verbal sobre o coaching e seus aspectos fundamentais.

Informação

Da mesma forma, a informação não é conhecimento. Ela requer uma estrutura que sirva como referência para o processo de aprendizagem de novos conceitos. Isso significa que a estrutura aponta diversos aspectos, como: ver, ouvir e sentir (fazer). Isso porque nós só podemos aprender novas ideias e conceitos com base em como eles se relacionam com o que já sabemos.
E o que sabemos e aprendemos, enfim, nossas experiências, estão diretamente ligadas ao nosso sistema sensorial. É com ele que experimentamos o mundo e tudo o que acontece ao nosso redor, de modo que armazenamos todas esta experiências em nossa consciência, seja ela consciente ou inconsciente.

Experiência

O processo de transmitir dados e informações acaba se tornando o conhecimento, mas, para isso, precisamos atender as expectativas dos alunos em seu mais importante veículo, entre o que ensinamos e suas experiências sensoriais, para que não torne-se apenas um processo de comunicação. Neste processo de formação, o aluno precisa pensar, ver, ouvir e experimentar. Aprender é preciso para converter os dados em informações úteis e, depois, experimentar resultados através da aplicação dos dados e informações. Aí, sim, podemos dizer que ele já tem a experiência sensorial fundamental para começarmos a construção do conhecimento. Este processo é conhecido como transferência de conhecimento. O fluxo e a velocidade desta transferência intelectual são dependentes do nível de interesse e motivação do aluno. E para que este interesse e motivação sejam despertados, é preciso atingir a via preferencial de comunicação dos alunos, seja ela visual, auditiva ou sinestésica.

Conhecimento

A forma mais rápida para a transferência de conhecimento é ter ideias reais, eventos e informações em contextos significativos daqueles que buscam uma formação em coach. Essencialmente para que eles possam associar o conhecimento à vida, transformando, assim, os dados e a informação (material do curso) em experiência (esta atribuída ao professor), para que, juntos, possam formar o conhecimento necessário que desperte a motivação e o interesse do aluno.

E quanto à Sabedoria?

O salto final para a sabedoria está nas mãos do aluno. Como o conhecimento novo é usado, só pode ser determinado por aqueles que o possuem.

Em suma, esses são os quatro pilares:

DADOS e INFORMAÇÕES – Material do curso, como: apostilas, slides e tudo que pode ser transmitido.
EXPERIÊNCIA – Está ligado ao conhecimento do Master Coach Trainer, responsável pelo curso de formação.
CONHECIMENTO – Conhecimento prático através da experiência sensorial adquirida pelo aluno quando no curso de formação.
SABEDORIA – A utilização criteriosa dos conhecimentos adquiridos em curso e após o desenvolvimento de pratica pós curso.

Palavras (dados, informação) permitem a compreensão teórica. A experiência permite que os dados e as informações sejam colocadas em prática, atestando sua validade. Sabedoria é o acumulo de prática, o que permite um desenvolvimento a médio e logo prazo.

Coaching Ferramentas

Acúmulo da sabedoria é muitas vezes realizada através de sentimentos, instintos, intuição e experiências sensoriais adquiridas através da prática. Estas são as ferramentas da sabedoria e as ferramentas básicas do coach de sucesso.

Isto implica a repetição de todo o ciclo de aprendizagem e ferramentas de coaching. Muitas vezes, uma tarefa que realizou com paixão, persistência e paciência. Como você pode imaginar, existem muitos detalhes que se estendem por estes processos.

Sulivan França - Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes. Siga-o no GOOGLE+.
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