5 Sinais de Que Você Possui Inteligência Emocional

Se você gostaria de aprender a lidar com seus sentimentos e situações delicadas, pode começar a desenvolver sua inteligência emocional. Confira 5 sinais de que você possui essa característica

Embora muitas pessoas acreditem que a inteligência se refere apenas ao seu grau de conhecimento, a verdade é que essa característica pode ser representada de diversas formas. Uma delas, a inteligência emocional, se refere à capacidade de uma pessoa de lidar com situações e sentimentos de maneira madura e evoluída, extraindo sempre o melhor de cada situação. Entretanto, reconhecer sinais dessa característica não é tão fácil. Se você gostaria de saber como é sua relação com a inteligência emocional, confira 5 sinais que podem mostrar se você a possui:

1. Curiosidade sobre pessoas que você não conhece

Se você adora conhecer novas pessoas e tem a tendência natural de fazer diversas questões a elas quando é apresentado, você tem grandes chances de possuir a inteligência emocional bem desenvolvida. Esse comportamento mostra certo grau de empatia, um dos principais componentes da inteligência emocional.

2. Conhecimento de pontos fortes e fracos

Grande parte de possuir autoconsciência é ser honesto consigo mesmo sobre quem você é, ou seja: saber em que tarefas você apresenta seu melhor desempenho e em quais você enfrenta dificuldades. Mais que isso, você tem que aceitar essas informações. Uma pessoa inteligente emocionalmente aprende a identificar suas áreas de força e fraqueza e sabe como analisar maneiras mais eficientes de trabalhar apesar dos pontos fracos.

3. Capacidade de prestar atenção

Se você é o tipo de pessoa que se distrai a cada evento mínimo, isso é sinal de que você ainda pode trabalhar melhor o seu nível de inteligência emocional. Pessoas desenvolvidas nessa área são capazes de manterem-se atentas a uma tarefa principal apesar do que está acontecendo ao seu redor.

4. Conhecimento dos motivos para tristeza

Qualquer pessoa experimenta um grande número de variações emocionais ao longo do dia e, em muitos casos, sequer entende o que está causando sensações como tristeza ou raiva. Porém, um aspecto importante da autoconsciência e da inteligência emocional é a habilidade de reconhecer de onde vêm suas emoções e entender o que está causando tristeza.

5. Capacidade de automotivação

Se você sempre se mostra como alguém ambicioso e trabalha duro, mesmo quando pode não ser recompensado por isso, seus níveis de inteligência emocional provavelmente estão bem desenvolvidos. Sendo capaz de motivar a si mesmo, você concentra sua atenção e energia para alcançar seus objetivos.


Fonte: noticias.universia.com.br
Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More