Sucesso na Carreira é Uma Questão de Sorte?

Por Monica Ramos

Nas conversas sobre carreira, sempre surgem questionamentos e afirmações sobre sucesso. Muitos atrelam o sucesso da carreira a uma questão de sorte. Outros definem o sucesso na carreira como algo construído e almejado, mas também afirmam que você precisa estar no lugar certo e na hora certa! Afinal, sucesso na carreira é uma questão de sorte?

Antes de discutirmos sobre o assunto, é importante refletir. O que significa sucesso na carreira? É chegar ao topo da organização? Ganhar muito dinheiro e status? Ser reconhecido e valorizado pelas suas ações? A definição de sucesso na carreira vai depender dos interesses e valores de cada indivíduo, e esse será o primeiro passo: o que significa para você ter sucesso na carreira? Já parou para pensar no assunto?

A palavra sucesso significa ter êxito em alguma coisa; ter um resultado feliz em algo. Assim, para atingir sucesso na carreira é preciso planejar, traçar caminhos e estabelecer metas!

Planejamento de carreira é peça-chave para o sucesso dos profissionais no mundo de hoje. Vivemos em um mercado de trabalho extremamente competitivo e não podemos deixar a nossa carreira ser guiada pela organização que estamos inseridos. O profissional que não se apropria da sua carreira corre o risco de não ter sucesso pleno e não encontrar felicidade naquilo que faz. 

Mas afinal, dá para planejar a carreira? Qual o momento certo? Início da escolha profissional? Será que ainda tenho tempo de mudar? As respostas não são fáceis e exigem reflexão, mas é certo que em sua maioria, profissionais bem sucedidos, definiram um objetivo e planejaram seus passos para o alcance de seu alvo.

Um bom planejamento de carreira consiste em olhar e aprofundar seu passado, sua situação atual e suas projeções – futuro.

Passado: importante fazer um balanço da sua vida e olhar para sua história e escolhas profissionais. Quais foram os caminhos trilhados até o momento? Como realizei escolhas? Quais os conhecimentos e habilidades que possuo? Quais as minhas principais realizações e resultados pessoais e profissionais? Quais são os meus valores? O que é realmente importante para mim?

Presente – situação atual: sinto-me feliz no meu atual trabalho? O que me motiva e desafia? Quais as minhas forças e vulnerabilidades? Onde realmente faço a diferença? Como está a minha empregabilidade?

Futuro: quais os meus sonhos? Onde quero chegar? Qual o melhor caminho? Quais os desafios que vou enfrentar? Esses sonhos são factíveis? Em quanto tempo?

Além de olhar para si mesmo é preciso refletir sobre os diversos papéis que temos na vida e que influenciam nas nossas decisões de carreira. Não podemos deixar de lado o papel de mãe/pai, líder, amigo, membro da família, sociedade… O importante é olharmos para todos esses papeis e não deixarmos cair em armadilhas. É fácil cair em armadilhas quando não nos conhecemos ou quando simplesmente seguimos modismos ou uma carreira que “parece trazer mais sorte ou sucesso”.

De fato, ter sucesso na carreira não é uma questão de sorte e sim de construção. É você quem constrói o seu futuro. Saber aonde você quer chegar – e como – é essencial para alcançar o sucesso almejado. É preciso estar preparado para fazer escolhas e gerir sua carreira, tendo clareza de seus propósitos para atingir seu objetivo maior.

Nunca é tarde para planejar e cuidar da sua carreira. Seja o protagonista de sua história profissional. É possível escrever o seu futuro. Só depende de você.


Fonte: Brasil Econômico Versão Impressa
Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More