Coluna do Fred - Comunicação Empreendedora


Comunicação Empreendedora

Todos nós sabemos que o empreendedor de sucesso possui competências e habilidades como também conhece, ou pelo menos deveria conhecer, seus pontos fortes e fracos e vai além do saber, procurando otimizar seus resultados trabalhando diariamente seu comportamento em prol de melhorias pessoais e profissionais. E é neste momento que entra o grande problema, pois toda e qualquer mudança requer sacrifícios.

Na era da informação o empreendedor moderno tem que apresentar uma habilidade altamente valorizada, não sendo melhor ou mais importante que outras, no entanto a mesma facilita todo o fluxo operacional dos processos internos e externos de uma empresa bem como otimiza o relacionamento interpessoal e diminui erros corriqueiros considerados pequenos e banais dentro de uma organização, me refiro a comunicação que está diretamente relacionada com a eficiência e eficácia.

Atualmente, no mundo globalizado com facilidade de acesso a informação, a comunicação se destaca na questão empreendedora devido às relações comerciais (atendimento ao cliente, vendas, negociação, pesquisas...) que estão exigindo um alto grau de conhecimento e empreendedorismo.

O contexto de competitividade ao qual as empresas vivem levou as mesmas a buscarem um nível de inteligência que as diferenciem dos concorrentes, a estratégia que se destacou foi a comunicação que tem como objetivo várias considerações como: busca por novos consumidores, manutenção dos clientes, otimização no relacionamento com o cliente, ações promocionais (valorização da marca, promoção de produtos/serviços, promover a imagem das empresas...), diminuição dos gargalos de comunicação interna, melhoria nos processos organizacionais...

A comunicação e a motivação juntas e interligadas determinam uma relação de causa e efeito, que direcionam uma busca constante pela melhoria contínua de processos, performance nas atividades, eficiência nas ações, proatividade de colaboradores, entre outros aspectos organizacionais. Em um ambiente onde se tem uma comunicação adequada (objetiva e direta) existe motivação para enfrentar desafios como foco na solução e não no problema. Organizações de destaque prioriza a existência de uma relação de confiança e entendimento entre gestores e colaboradores, ponto crucial para determinar união e interesse em buscar inovações que favoreçam a conquistas de metas.

A produtividade nas empresas hoje é um diferencial competitivo no cenário de mercadológico, a mesma é potencializada através da promoção e consolidação da cultura do diálogo possibilitando o surgimento de ideias capazes de identificar soluções rentáveis, bem como valorizando o potencial individual dos colaboradores tornando um ambiente favorável e criativo.

No empreendedorismo não basta apenas saber, é preciso fazer acontecer. O empreendedor assume papel de agente de transformação e cabe ao indivíduo utilizar dessa habilidade, que é a comunicação, para modificar o ambiente de trabalho e assim favorecer a criação de uma rede de contatos, potencializar colaboradores com suas atividades, funções e responsabilidades. Se comunicar vai além de informar, é desenvolvimento de potencializar a eficiência de trabalhos objetivando a eficácia dos resultados.


Fred Liberato
Orientador / Gestor Empresarial


1 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More