Série SEU NEGÓCIO - Franquia Virtual Funciona?

Autor: Samara Teixeira

Cada vez mais empreendedores estão adotando a franquia virtual como opção de negócio, pois o uso da internet para comércio online se intensifica cada dia mais.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias virtuais têm se tornado uma tendência no franchising brasileiro. A expectativa é que, nos próximos cinco anos, a quantidade de redes com esse modelo crescerá entre 25% e 30%.

Ainda segundo Ricardo Bomeny, presidente da ABF, empresas de vários tipos já aderiram ao modelo, como distribuição de material publicitário, site de ofertas e venda de ingressos, entre outros. “As franquias virtuais têm chamado atenção pelo baixo investimento necessário para a abertura de uma unidade, já que o empreendimento não exige um ponto de venda para atender o público, o que configura o principal atrativo para os interessados”, afirma.

O sistema funciona da mesma forma que as franquias tradicionais, com pagamento de royalties e taxas de divulgação, e as precauções também são as mesmas: pesquisar o mercado e avaliar a empresa franqueadora. O pré-requisito básico para entrar nesse ramo é dominar a linguagem da Internet e conhecer as ferramentas de divulgação on-line. Os perfis mais indicados para empreender nesse segmento são os profissionais liberais com alguma experiência em sistemas de informação ou marketing digital.

Este tipo de franquia foi usado por Polyana Ferreira de Oliveira, diretora da My Destination São Paulo, empresa cujos fundadores lançaram uma versão local na cidade deles e viram que era uma boa oportunidade para expor informações de muitos destinos ao redor do mundo, mas que fisicamente, era impossível estruturar. “Analisada a demanda, eles decidiram abrir um modelo de franquia para abrir a oportunidade para pessoas locais que talvez não tenham o know-how tecnológico para criar um site, mas têm conhecimento do destino ou noções comerciais”, explica Polyana.

O My Destination é um recurso global de viagens que é alimentado por uma comunidade diversificada de centenas de especialistas locais. O foco do negócio é oferecer o melhor custo-benefício de viagem e moradia em São Paulo, trabalhando em estreita colaboração com os parceiros globais e apoiando as empresas locais. Ele é um exemplo de franquia virtual rentável, no entanto, é necessário avaliar todos os prós e contras.

“O legal de uma franquia online é que o investimento normalmente é muito mais baixo do que o de uma franquia em local físico. Alguns precisam de um pouco mais esforço para fazer uma venda – mas outros são só uma questão de ter noções boas do produto e marketing digital. Acredito que a maior parte das franquias online são sim rentáveis – mas não é para confundir o digital com dinheiro fácil! Não deixam de ser negócios próprios”, finaliza Polyana.


Fonte da imagem: Clique aqui

1 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More