Advertisement

Responsive Advertisement

O Que 8 Empresas Fazem Para Premiar (e Mimar) Funcionários

De produtos a viagens, veja como algumas companhias vão além do salário e do bônus na hora de recompensar seus empregados

Por Luísa Melo

Empresas que fazem seus funcionários se sentirem valorizados têm muito menos possibilidades de perdê-los para as concorrentes.

Pensando nisso, muitas delas encontram formas diferenciadas de premiar quem se destaca, seja na criação de novos projetos, vendas ou mesmo na conquista do cliente.

De brindes a viagens, veja como 8 empresas premiam seus funcionários, além da bonificação.

Mahogany

Na rede de perfumaria, todo ano, os funcionários de destaque recebem uma viagem como prêmio. Os critérios para a seleção são baseados no crescimento de vendas e de clientes, a pontuação pode variar dependendo do mês em que houver aumento nestes números.

No ano passado, 43 funcionários foram a um cruzeiro marítimo. Neste ano, os premiados visitarão Buenos Aires. Por ser uma rede de franquias, a empresa não informa o número de funcionários total no Brasil. 

AstraZeneca

A farmacêutica premia funcionários com day-off, troféus e dinheiro (sem contar o bônus), além de viagens. Os critérios são comportamento, tempo de casa, novos projetos e ideias inovadoras. Os colaboradores que participam de atividades extras, por exemplo, tem direito a um dia útil livre do trabalho. Os que desenvolvem projetos diferenciados, recebem um troféu e 1.500 reais em folha de pagamento. Já aqueles que sugerem ideias inovadoras ganham o troféu de 800 reais em folha.

Por tempo de casa, ao completar 10, 15, 20, 25 e 30 anos recebem viagens de valores diferenciados e crédito em dinheiro que varia de 800 a 7.500 reais em folha. No Brasil todo, a empresa tem cerca de mil funcionários. 

Kimberly-Clark

No último ano, cerca de 250 colaboradores da Kimberly-Clark no Brasil receberam uma viagem como prêmio por contribuírem para o crescimento da companhia. O critério para a premiação é o aumento de vendas. Os funcionários da empresa já foram à Copa do Mundo na Alemanha e na África do Sul, além de cruzeiros no Caribe, Itália e Dubai.

Além disso, eles podem acumular pontos para trocar prêmios como cafeiteiras e HDs em site personalizado a cada dois meses. Ao todo, a Kimberly-Clark tem cerca de 5 mil 
trabalhadores no Brasil. 

Locaweb

Os funcionários da Locaweb que venderem mais ou forem considerados pelos seus colegas como bons no trabalho em equipe podem ganhar de objetos personalizados da empresa (squeeze, xícaras, troféus) a almoços fora, aparelhos eletrônicos e viagens.

Por vendas, são premiados os cinco primeiros que atingirem o maior valor de vendas a cada trimestre e o que mais conseguir esse feito no semestre. No ano passado, cerca de 25 colaboradores receberam esses prêmios. Ao todo, a empresa possui cerca de 900. 

UPS

Na empresa de logística United Parcel Service (UPS), os motoristas que não se envolvem em acidentes dentro de determinados períodos de tempo são premiados. A cada 100 dias sem acidentes, há distribuição coletiva de brindes na companhia (camisetas, carrinhos de coleção), almoços ou jantes fora e passeios.

A cada 300 dias ilesos, eles participam de sorteios de produtos eletrônicos como TVs, computadores e videogames. Se completarem um ano, há o sorteio de uma viagem com direito a acompanhante, com destino escolhido pelos próprios funcionários. Incluindo todas as categorias, este ano 83 funcionários já receberam prêmios. Ao todo, são 603 colaboradores no Brasil. 

Nextel

Um dos programas da Nextel é o Atitude In, em que aqueles que mais contribuem para o negócio e clima da empresa recebem um cartão multicultural para ser utilizado na compra de livros, shows e peças de teatro. Há também o Destaque In, que dá prêmios em dinheiro e homenagens aos colaboradores que promovam os objetivos estretégicos da companhia.

Nos dois programas, 2 mil foram beneficiadas em 2012. Outro programa é o COE (Circle of Excellence), que premia todo ano funcionários de diversas áreas que se destacam por seus feitos na empresa com uma viagem com acompanhante, com tudo pago. No ano passado, foram 40 beneficiados. Além disso, para a equipe comercial, o programa PC (presidente coucil) também oferece uma viagem internacional totalmente gratuita com direito a acompanhante. Outros 40 funcionários receberam esse prêmio em 2012. Por fim, quem completa 5 e 10 anos de casa, é premiado com um jantar com show especial. 

Grupo RBS

O Grupo RBS premia seus funcionários que são contribuições significativas para a empresa. A avaliação é feita pelo próprio pessoal, através de votação.

Quem recebe a indicação dos colegas acumula pontos e pode trocá-los por cursos, produtos com a logomarca do grupo, ingressos para programações culturais e até viagens. O programa começou este ano e 97 prêmios já foram resgatados no total. 

CNA

A escola de línguas CNA leva todo ano 10 funcionários de sua rede a um tour por Londres e Madri, todo ano. A viagem é uma premiação baseada no desempenho dos alunos. Notas, atividades extra curriculares e presença dos estudantes somam pontos para os professores.

São agraciados aqueles que acumularem a maior pontuação. No Brasil todo, o CNA possui 560 escolas, com 200 funcionários na administração nacional e mais de 20 mil nas unidades. 


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários