Advertisement

Responsive Advertisement

E Você, Tem Medo de Quê?

Medo todo mundo tem, dos executivos e consultores aos empreendedores de sucesso. A diferença está no que você faz com ele.

Por Eduardo Bezerra

“O que separa os loucos dos ousados são os resultados”. Recentemente, ouvi esta frase de um dos meus mentores, Jimmy Cygler, presidente da Proxis e chairman da Resolve! Enterprise Services. Além de ser um excelente pensamento, que diferencia as pessoas de sucesso e as que tentaram alcançá-lo, adiciono à reflexão o fato de que, para ousar ou fazer uma loucura, você deve inovar, isto é, fazer algo em que nunca ninguém tenha pensado ou, se pensou, não realizou – o que pode gerar o medo, que leva à ansiedade e resulta na estagnação.

Nota-se que, ao longo de uma jornada como consultor, executivo e algumas vezes psicólogo, ainda que não de formação acadêmica, os maiores empreendedores e executivos são, antes de mais nada, seres humanos, feitos de carne e osso, embora muitas vezes os encaremos como seres de outro planeta. Mas o que, afinal, os torna tão diferenciados? Se eles possuem as mesmas angústias, dúvidas e incertezas, o segredo está em revertê-las em ação. Eles transformam o medo de errar em algo fabuloso, por isso são diferenciados.

Quantas vezes você já pensou em mudar de vida, fazer diferente, mas relutou? Pensou uma, duas, milhares de vezes e não mudou, se acomodou, não transformou, quando de repente o seu colega ou conhecido, até mesmo um desconhecido, botou pra fazer e alcançou o resultado que você imaginava que alcançaria? Existem talentos desperdiçados em todas as áreas possíveis e imagináveis, agora, como fazer com que cada um e você mesmo reconheçam o que possuem de melhor e potencializar isso em algo bom não somente para você, mas para todos ao seu redor?

Gosto de conversar tanto com pessoas mais velhas como mais novas do que eu, pois aprendo muito com elas: no primeiro caso, o que ela aprendeu e o que gostaria de ter feito e, no segundo, o que precisa aprender e gostaria de fazer. As pessoas mais novas com aquele olhar de vontade de conquistar o mundo e as com mais idade... Por que não continuaram com o mesmo olhar de quando eram mais novos?

O medo pode nos estagnar independentemente da idade, do momento de vida e da condição social. No entanto, quando temos um agente que movimenta e transforma – como enxergar o medo como uma grande oportunidade –, isso se torna um objetivo. Mas esteja preparado: a velocidade com que as oportunidades aparecem é a mesma com que desaparecem.

Portanto, procure estar atualizado e antenado, conhecimento nunca é demais, aumente a sua rede de relacionamentos, faça networking, estude e, quando estiver cansado, estude mais ainda, crie o seu tempo sozinho, com amigos, pessoas que gosta, família, tenha o seu ócio criativo, vá para lugares que gostaria de ir, enfim, inspire-se! Deixo aqui uma frase que costuma me inspirar e espero que ajude a todos vocês: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” (Albert Einstein).


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários