2 Passos Para Facilitar o Processo de Inovação

Lourenço Bustani, especialista em inovação, fala sobre como sua empresa pode inovar mais

Por Priscila Zuini (Respondido por Lourenço Bustani, especialista em inovação)

Ao contrário do que muita gente pensa e tenta implementar no mercado, a inovação não é um produto de prateleira que pode ser inventado do dia para a noite.

Existe uma inconstância positiva no ato de inovar, que reside na própria proposta de cocriar e validar cenários, sempre levando em conta o fato de que todos os envolvidos no ecossistema de uma inovação devem ser partícipes dela, para que seja escalável e se concretize ao longo do tempo. 

1. Dê margem

Não se preocupe tanto com o processo, ele é apenas um norte. Tenha uma abordagem macro desenhada, mas saiba dar margem para desvios de rota no decorrer do caminho, trazendo mais organicidade e fluidez ao todo.

Um bom exemplo disso é o conceito de MVP (minimum viable product), um produto dotado das mínimas características necessárias para chegar ao mercado e então ser aprimorado com os insights dos clientes.

2. Make it fun

A diversão é o caminho mais curto para o engajamento. Prova disso são as crescentes e bem sucedidas práticas de “gamificação” (aplicação das teorias de jogos em outros contextos).

Produtos e serviços que interagem de forma lúdica com seus usuários tendem a largar na frente em uma era que requer interação. Além disso, o conhecimento derivado da experiência ajuda a criar novos produtos que acessam o lado emocional das pessoas.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More