Advertisement

Responsive Advertisement

Série SEU NEGÓCIO - As Áreas de Franquias Que Mais Cresceram Neste Ano

Pesquisa da Rizzo Franchise mostrou quais setores mais cresceram em novas redes e em número de unidades no primeiro semestre deste ano

Por Camila Lam

Três novas franquias por hora útil. Esta é a conclusão do balanço semestral feito pela consultoria Rizzo Franchise. Segundo o levantamento, foram instaladas 4.591 franquias até junho deste ano. Em novas redes franqueadoras, foram 76 empresas chegando ao mercado.

A pesquisa indicou ainda quais setores mais cresceram em marcas franqueadoras e unidades franqueadas. Redes de alimentação especializada, como lojas de chocolates e cervejas, dominam o ranking. Confira as áreas de franquias que mais cresceram até agora neste ano. 

1. Alimentação Especializada

As redes especializadas em bebidas, chocolates, churrascaria, crepes, sucos, salgados, frozen, sorvetes, entre outros, foram as que mais ganharam novos franqueadores. Neste primeiro semestre, 13 marcas entraram no mercado. No caso de número de franqueados, esse setor ocupa a quinta posição com a adesão de 475 novos franqueados. 

2. Saúde e Beleza

O setor de saúde e beleza está a todo vapor. Neste primeiro semestre, 13 redes entraram no mercado. As franquias atuam nos ramos de academia ginástica, cosméticos e perfumaria, depilação, estética, clínicas, salões de beleza, entre outros. Em quantidade de unidades, foram inauguradas 722 lojas. 

3. Negócios e serviços

Marcas que atuam nos ramos de conserto, consultoria, animais, imobiliárias, segurança e proteção, entre outros, foram uma das que mais cresceram no período. Foram lançados 10 novos franqueadores. Em número de unidades, o setor ocupa a primeira posição, com 873 novos franqueados. 

4. Alimentação Fast Food

Novas franquias especializadas em comida rápida, cafeterias, hambúrgueres, massas, comidas árabe, chinesa e japonesa entram neste setor. O crescimento foi de 10 novas marcas neste primeiro semestre e 344 unidades inauguradas.

5. Acessórios pessoais

As redes de franquias especializadas em calçados, joias e bijuterias e bolsas ganharam nove novos franqueadores neste primeiro semestre. Em quantidade de unidades, foram inauguradas 290 lojas. 

6. Educação e treinamento

As marcas que atuam nos ramos de colégios, cursos profissionalizantes e escolas de idiomas também estão crescendo. Neste primeiro semestre, sete marcas entraram no mercado. O crescimento foi mais expressivo no número de unidades; foram registrados 526 novos franqueados.

7. Esporte e lazer

Neste setor, estão escolas de futebol e redes especializadas na venda de materiais e equipamentos de esporte e lazer. Surgiram duas novas redes nesta área. Durante o período analisado, entraram no mercado 55 novos franqueados. 

8. Mobiliário e decoração

Franquias que atuam nos ramos de cama, mesa, banho e molduras fazem parte deste setor. No primeiro semestre, entraram no mercado 74 novos franqueados e dois novos franqueadores.

9. Informática

Dentro desta categoria entram desde franquias de comércio eletrônico até escolas de informática e softwares. Segundo o levantamento, duas novas redes passaram a oferecer franquias nestas áreas. Em quantidade de unidades, o crescimento foi de 101 novas lojas. 

10. Vestuário

As franquias de roupas aparecem na décima posição da lista, com a chegada de duas novas marcas, somando 310 redes. De acordo com a pesquisa, foram abertas 168 novas unidades franqueadas no primeiro semestre deste ano. 

11. Construção

A área de construção continua aquecida. O mercado de materiais e ferramentas ganhou uma nova franqueadora neste ano. Em quantidade de unidades foram 41, totalizando 1056 franquias deste setor.

12. Entretenimento

Jogos e diversões, lan house e vídeo games. Estes são os principais temas da área de entretenimento, que somou uma nova rede de franquia ao mercado, segundo a consultoria. O crescimento em quantidade de unidades foi mais relevante. O setor ocupou a terceira posição, com mais 490 unidades franqueadas no mercado. 

13. Financeiro

Neste ramo estão os representantes bancários, as franquias de empréstimos consignados, financeiras, cobrança e seguros. Ao todo, o mercado tem 38 opções de marcas, uma a mais do que o final do ano passado. Em novas franquias, foram 83. 

14. Hotelaria e Turismo

Com agências de intercâmbio, viagens e turismo, hotéis e hospedarias, esta área costuma exigir altos investimentos e ganhou uma nova franqueadora no primeiro semestre, somando 59 redes, segundo a contagem da consultoria. Em novas unidades, o crescimento também foi pequeno, com apenas 24 novas franquias. 

15. Limpeza e Conservação

Neste setor estão as empresas que trabalham com lavanderia, produtos de limpeza e restaurações. Segundo levantamento, uma nova marca franqueadora surgiu nesta área. Em quantidade de unidades franqueadas, foram mais 58, somando 3545 franquias. 

16. Automotivo

Concessionárias, estacionamentos e lavagem de carros são ramos que fazem parte deste setor. Um novo franqueador surgiu e mais 267 unidades franqueadas foram inauguradas, somando mais de 38 mil franquias. 


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários