Série ETIQUETA PROFISSIONAL - 9 Dicas Para Não Errar em Etiqueta Profissional

Segundo especialista, empresas priorizam profissionais com conhecimento técnico, boa apresentação e conduta adequada

Apesar de características como competência, formação acadêmica sólida e bons resultados no trabalho serem fundamentais para um profissional, seu comportamento também conta muito para a conquista de uma vaga ou promoção, de acordo com Lourdes Scalabrin, diretora de operações da Gi Group Brasil.

"Um colaborador com conhecimentos técnicos ou especialização, boa apresentação pessoal e conduta adequada é desejo de qualquer empresa", afirma a executiva. Isso, porque o funcionário representa a imagem e a força motriz da empresa. Por isso, além do cuidado com visual, a habilidade de se comunicar e de se relacionar, para promover um ambiente saudável e produtivo de trabalho ainda são características muito apreciadas pelos gestores. Mas cada qualidade pode ter um peso maior ou menor conforme o cargo, departamento e a política da organização.

Como evitar gafes

Independentemente das atribuições ou área em que o colaborador atua, o segredo para não errar na etiqueta profissional é usar o bom senso e respeitar a política e a cultura da empresa. Para quem quer se destacar na empresa e diante dos superiores, a Gi Group faz as seguintes recomendações: 

1) Vista-se adequadamente. Use roupas e acessórios compatíveis com o cargo ocupado, área em que atua e a cultura da sua organização. Evite decotes profundos, saias muito curtas, peças justíssimas com cores muito vibrantes, assim como o excesso de acessórios. E no caso dos homens, evite visual extravagante e combinações inapropriadas como camisa de manga curta com gravata e meias brancas esportivas com calça social. 

2) Estabeleça relacionamento interpessoal saudável. Trate-os colegas de todos os níveis da empresa e os subordinados com educação e simpatia. E por mais descontraído que seja o ambiente de trabalho, evite brincadeiras que invadam a privacidade dos outros. 

3) Não confunda autoridade com autoritarismo. Lidere com exemplo. 

4) Evite falar excessivamente sem perceber e se auto-promover. 

5) Evite fofocas e fazer reclamações sobre a empresa, superiores e situação em geral, só contribuem para denegrir a sua imagem. 

6) Não utilize de forma abusiva os equipamentos da empresa, como a Internet e telefone, para interesses pessoais e entretenimento. Se acaso o profissional perder o foco em suas atividades por esses motivos, certamente terá seu desenvolvimento profissional prejudicado. 

7) Seja pontual nas reuniões e outros compromissos de trabalho. 

8) Não atenda telefonemas durante reuniões, treinamentos, almoços com clientes e eventos. Em caso de urgência, justifique-se, peça licença e se retire do local. 

9) Participar das festas e eventos de empresa também é imprescindível. Nestas ocasiões, tome cuidado para não abusar do álcool, exagerar nas brincadeiras e ser o último a sair.


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