Saiba se Você Está Pronto Para Liderar

Muitas pessoas sonham em atingir o sucesso profissional e ter o seu próprio time para liderar. Mas será que você está pronto para isso? Confira

Líderes são importantes para que toda e qualquer equipe consiga atingir o sucesso. Se você deseja assumir a liderança um dia, saiba que algumas características são importantes. A seguir, 7 perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de se tornar um líder:

1 – Você consegue se desfazer da sua lista de tarefas?

No dia a dia de um trabalho de liderança, é normal que você não consiga seguir à risca a sua lista de afazeres. Isso acontece porque imprevistos surgem, novas tarefas aparecem e você precisa saber lidar com isso. Não se apegue muito à sua lista e aprenda como agir quando tudo sair do planejado.

2 – Você é um bom comunicador?

Como um motivador, treinador e disciplinador é essencial que você tenha uma boa comunicação. Além de simplesmente distribuir as tarefas, você precisa explicar porque elas devem ser feitas e porque você escolheu aquela pessoa para realizá-la. A boa comunicação também é indispensável na hora de dar feedbacks.

3 – Você consegue ser responsável pela performance de um time?

Pode ser um pouco assustador ter que tomar toda a responsabilidade pelo desempenho de outras pessoas. Porém, se você for um líder, você conseguirá lidar com as consequências e usá-las como forma de estimular a sua equipe a mudar.

4 – Você é um bom exemplo para o seu time?

Quando você assume um posto de destaque, todos os olhos das empresas estão sobre você. Isso aumenta e muito a pressão no ambiente de trabalho. Portanto, não chegue atrasado, cumpra os seus prazos, não faça fofocas. Simplesmente aja como você gostaria que as pessoas da sua equipe agissem.

5 – Você consegue motivar as pessoas?

Um dos grandes desafios de liderança é saber motivar as pessoas. É importante que você observe o funcionamento do seu time e entenda qual é a maneira mais eficiente de motivá-los. Além disso, você também precisa fazer com que haja cooperação entre os colegas de trabalho.

6 – Você consegue fazer o trabalho sujo?

Como líder, é essencial que você saiba lidar com situações difíceis. Caso você precise tomar decisões desagradáveis, é importante que você tenha pulso firme para realizá-las. Sempre analise as situações pensando no que é melhor para a o time, e não para uma pessoa em específico ou para você.

7 – Você está pronto para ficar disponível sempre que necessário?

Todas as pessoas têm problemas pessoais que podem influenciar na vida profissional. Você precisa estar sempre disponível para as pessoas que precisam ser ouvidas e, caso seja possível, ajude-as.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More