Nunca Perca o Rumo, Ensina o Velejador Robert Scheidt

Bicampeão olímpico e destaque no iatismo nas categorias Star, Laser e Oceano, ele dá dicas para quem deseja ter sucesso

por Camila Lam, de

“O atleta, no Brasil, acaba sendo um pequeno empresário, pois tem que lidar com várias coisas além do esporte”, afirma o paulista Robert Scheidt, bicampeão olímpico e destaque no iatismo nas categorias Star, Laser e Oceano.


Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, ele tem 166 títulos e umas das suas maiores realizações foram as conquistas das medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e de Atenas, em 2004. Em 2005, ele foi Octacampeão Mundial da classe Laser em Fortaleza.

Durante o lançamento da oitava edição da pesquisa “As Pequenas e Médias Empresas que mais crescem no Brasil”, realizada pela revista Exame PME em parceria com a Deloitte, ele falou um pouco sobre sua trajetória e os ensinamentos do esporte que podem inspirar empreendedores. 

1. Nunca desista do seu objetivo

Ter um bom planejamento, muita dedicação, nunca desistir do seu objetivo e se associar as pessoas corretas são alguns fatores que irão auxiliar quem deseja perseguir um sonho. 

Scheidt se compara a um empresário conservador, pois sempre procura ter ganhos menores, mas consistentes. 

2. Tenha disciplina

“Nem todo mundo está disposto a pagar o preço pelo sucesso”, afirma Scheidt. Para ele, sorte é o resultado de dedicação, competência e oportunidade. “Você consegue aproveitar melhor as oportunidades quanto mais preparado você estiver para tomar as decisões”, ensina. 

3. Seja humilde

O velejador afirma que para permanecer no topo é necessário ter humildade. “Não precisa ficar falando que é o melhor. E isso não quer dizer que não acredito no meu potencial. Ter sempre pé no chão, pois vitória passada não garante a vitória futura”, afirma. 

4. Aprenda com as derrotas

“Quando você perde, dói muito”, diz Scheidt. Ele acredita que nesses momentos o mais importante é avaliar o que aconteceu de errado. “Quando a gente vence, mesmo que tenha errado, você apaga o que fez de errado”, explica. A reflexão pode ser a chave para que a próxima tentativa tenha mais chances de sucesso. 

5. Busque um desafio novo

Independente do tipo do seu negócio, ele acredita que ter uma evolução constante é importante em todos os sentidos. “Quem quer ficar no topo, tem que ter prazer no processo da caminhada, no processo para chegar lá”, explica. 

6. Equilibre a vida profissional e pessoal 

“Sempre vai ter obstáculo, sempre vai ter adversário, nunca perca o objetivo e o rumo”, ensina Scheidt. Ele afirma que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é essencial para quem deseja ser bem sucedido. 


Fonte: PME
Fonte da imagem: clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More