Advertisement

Responsive Advertisement

Marketing Tradicional X Marketing Sustentável


Por Valdirene Sátiro

Historicamente os profissionais de marketing têm desenvolvido produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos clientes a preços possíveis e divulgam os benefícios de suas marcas de modo memorável. As campanhas da mídia paga, caracterizada por anúncios com slogans que “colavam” eram a regra.

O Marketing e às marcas sustentáveis, porém, são mais complexos. Novas regras estabelecidas pelos consumidores, conscientes, que possuem conhecimento é a de que não podem ser mais abordadas as estratégias e táticas convencionais de marketing são alguns dos motivos para esta diferença.

A sustentabilidade representa mudanças psicológicas e sociológicas profundas – sem falar de assuntos muito importantes – como o feminismo que forçou os profissionais de marketing a desenvolver produtos mais convenientes que combinassem com o estilo de vida das mulheres que mostravam uma imagem nova. Vender os desafios do nível de consumo sustentável exige processos empresariais, práticas de branding, qualidade de produtos, preços e promoção.

Há que ter o cuidado de não cair no apelo, ou afirmações falsas, chamadas de “greenwashing”, ou maquiagem verde. Marketing Sustentável é aproveitar-se e investir nas ações que podem gerar imagem positiva para a empresa por sua atuação real em favor do meio ambiente e da sociedade.

É um neologismo que resume algumas antigas práticas, de desinformação disseminada por uma organização, ou seja, manipulação de alguma informação de forma a favorecer a imagem da empresa – geralmente com relação ao meio ambiente.

Nas estratégias de Marketing Sustentável deve-se incorporar a consciência ambiental, social e cultural, além da econômica na declaração de missão da empresa reforça a imagem da marca entre os stakeholders. Os colaboradores se sentem mais orgulhosos em trabalhar para empresas eticamente corretas, aumentando, assim, seu engajamento e, consequentemente, os resultados da empresa.

Consumidores informados e engajados preferem produtos ecologicamente e socialmente corretos, pois se sentem fazendo a sua parte para a preservação do Meio Ambiente e da Humanidade. Esforços corporativos para mapear o desempenho sustentável permitem que as empresas compreendam como afetam o meio ambiente e a sociedade, além de como o ambiente as afetam, minimizando, assim, os riscos do negócio.

O Marketing Sustentável está associado aos instrumentos mercadológicos utilizados para se criar um produto ou serviço que seja sócio ambientalmente correto, sem que afetem a parte financeira, ou seja, que contribua para a sustentabilidade dos ecossistemas do planeta, dos recursos naturais necessários, e não seja focado apenas na lucratividade, tendo como consequência a diminuição de impactos gerais negativos e a promoção de mudanças sociais que afetem os hábitos de consumo no mercado.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários