Inovação é Execução

Só se transforma ideia em produto se existir uma metodologia e processos estruturados

por Eduardo Fagundes

Criatividade é diferente de inovação. A ponte entre uma ideia criativa e a inovação é a execução. O grande empresário e inventor americano Thomas Edison dizia que uma invenção era 1% de inspiração e 99% de transpiração. Não se transforma uma ideia em produto se não existir uma metodologia e processos estruturados que garantam o resultado final. Executar depende de uma liderança capaz de envolver investidores, colaboradores e clientes. Escrevo isso porque vejo muitos jovens com boas ideias, porém não conseguem tirá-las do papel.

Criatividade vem da observação e interação com as pessoas. Vá a campo. Entenda as dificuldades das pessoas e busque soluções para simplificar a vida delas. Só se compra algo quando se vê valor no produto. Identificando uma ideia você completou 1% do processo de inovação. Vamos agora para os outros 99%.

Se você quer empreender faça uma retrospectiva da sua vida até agora. Concretamente, quais foram os projetos que você conseguiu realizar? Você teve habilidade para ultrapassar obstáculos? Teve que influenciar pessoas, dentro da ética e respeito, para conseguir atingir seu objetivo? Se você respondeu sim a todas as perguntas vá em frente. Se não, execute algum projeto que não coloque em risco o seu dinheiro e de outros. Uma alternativa é associar-se com alguém que já tenha executado algo relevante.

O próximo passo é melhorar a ideia. Identifique quais os atributos de valor do seu produto. Eles estão relacionados com a utilidade e percepção dos consumidores, e as características do mercado alvo. Compare com os atributos dos produtos concorrentes. Quanto mais novos ou fortemente diferenciados forem os atributos do seu produto maior será a chance de sucesso. Nessa fase já é possível buscar um investidor para apoiar o seu projeto.

Faça um protótipo e teste seu produto em um nicho de mercado. Converse com as pessoas. Pergunte do gostaram e o que poderia ser melhorado. Use intensamente as redes sociais para divulgar seu produto. O custo é menor e você pode interagir, diretamente, com os consumidores. Avalie modificações no seu projeto.

Com os resultados da fase inicial reavalie sua estratégia de marketing. Vá em frente. Lembre-se que uma grande jornada começa com o primeiro passo.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More