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Como Dar Críticas Construtivas

As críticas negativas têm uma tênue linha entre serem construtivas ou ofensivas. Confira algumas dicas de como dar um feedback negativo, mas construtivo

Feedbacks negativos nunca são fáceis de dar. Sempre há o medo de a pessoa entender errado ou você acabar ofendendo alguém. Mas críticas construtivas devem ser feitas, já que são a melhor maneira de desenvolver e ajudar uma pessoa.

A seguir, veja dicas de como criticar positivamente:

1 - Lembre-se por que você precisa dar o feedback negativo

Antes de falar todas as críticas, sempre lembre-se de que o papel do feedback é mostrar para a pessoa onde ela deve melhorar e ajudá-la. Nunca leve para o lado pessoal, e esteja bem equilibrado antes de dar o feedback: não deixe que seus problemas pessoais influenciem no julgamento.

2 - Crie um ambiente tranquilo para conversas

De acordo com o neurocientista Kevin Ochsner da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, pessoas que recebem feedback negativos em locais que elas não se sintam confortáveis aumentam a chance de a reação dela ser negativa. Converse com a pessoa aonde não irão te interromper, em um local calmo e tranquilo.

3 - Fale primeiro as qualidades

Fale primeiramente as qualidades e depois passe para os defeitos. Não comece já falando coisas ruins porque a pessoa ficará na ofensiva e não irá ouvir os seus conselhos. Crie uma sensação de conforto, antes de partir para o feedback negativo.

4 - Preste atenção ao timing

Os melhores feedbacks são aqueles que são feitos na hora em que a pessoa precisa escutar aquilo. Não deixe acumular os problemas, e nem ignore os trabalhos bem feitos. Sempre que você ver algo excepcional, é hora de sentar e conversar com a pessoa, sendo o feedback bom ou ruim. Só se deve abrir uma exceção quando a vida pessoal estiver envolvida: se você sabe que a pessoa está passando por uma fase ruim, espere uns dias antes de cobrar resultados positivos.

5 - Tenha um foco

Ao invés de abordar todas as críticas de uma só vez, fale somente sobre uma coisa que a pessoa deve melhorar por vez. Mesmo falando de forma calma e coerente, a pessoa pode achar que está sendo atacada e ficar na defensiva.

6 - Seja objetivo, mas não rude

Não fique fazendo rodeios e fale o que você tem para falar, mas não faça isso a ponto de parecer rude. Encontre um meio termo, e seja claro em seus argumentos.

7 - Acompanhe

Acompanhe o progresso e veja como a pessoa está se esforçando para melhorar. No próximo feedback, demonstre que você observou de perto e a pessoa saberá que você realmente tem interesse em que ela se desenvolva.


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