Advertisement

Responsive Advertisement

7 Dicas Para Estruturar um Grande Negócio Desde o Começo - e assista o vídeo

Liderança, gestão de pessoas e cultura forte são ingredientes para um negócio que cresce de forma sólida

Vinícius Victorino, da

Não basta só tirar sua ideia do papel. Para transofrmar uma startup em um grande negócio, é importantíssimo, também, que o empreendedor tenha um time de qualidade que dê suporte para crescer – e que cresça junto com você. Preparamos uma lista de sete dicas do Portal Endeavor para entender, passo a passo, o processo de estruturação de um time eficiente, que te acompanhe ao longo dos anos com alta produtividade.

1. Contrate bons profissionais. É fundamental contratar um time de primeira e cuidar de sua reputação e cultura. 

2. Deixe clara a responsabilidade e autoridade de cada um. Alinhe as expectativas de todos e defina as metas de forma bem clara e justa para ter engajamento. Mas esse trabalho não é apenas do empreendedor, deve contar com a ajuda de seus gestores. 

3. Energize seu time. O especialista André Bianchi defende que o bom chefe tem que ter vontade todos os dias e a capacidade de dividi-la com as pessoas em sua volta. Sem ela, não há inovação e a rotina pode acabar com a produtividade das pessoas gradativamente. É importante dar espaço para a produção de novas ideias. 

4. Crie uma cultura forte. Leila Velez, fundadora da rede de salões Beleza Natural, admite que "gente dá trabalho". Mas é preciso amar as pessoas próximas de você. "Nós empreendedores somos o primeiro espelho da cultura que queremos formar".

5. Faça sua equipe crescer e cresça ao lado dela. Existem várias medidas que podem ajudar a criar um ambiente muito mais agradável e incentivador. Uma “sessão pipoca”, por exemplo, é uma bela dica para discutir assuntos relevantes, e vídeos no YouTube de palestras, eventos e TED ensinam e inspiram. 

6. Seja transparente. Mais uma excelente dica de Sandra Betti: depois de dar tanta atenção para o seu grupo de funcionários, não se esqueça de si mesmo: seu time depende da sua postura e dos seus valores. Eles potencializam o trabalho das pessoas em sua volta e inibem problemas. 

7. Exercite seu perfil como líder. Não basta apenas ser o fundador, é preciso ser atuante e se renovar como um verdadeiro gestor. A palestra de José Augusto Figueiredo é uma ótima fonte para tirar dúvidas e conhecer exemplos. Assista abaixo:



Fonte: PME
Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários