12 Dicas de Jovens Empreendedores Para Ter Sucesso

Crescer com sustentabilidade e ter metas audaciosas são algumas dicas para quem deseja ter sucesso em seu negócio

Por Camila Lam

Não importa se você é dono de uma pequena empresa ou de uma startup, o sucesso de um negócio é o que todo empreendedor almeja. O reconhecimento varia de negócio para negócio, mas todo empresário sabe que é preciso dedicar-se e aprender com os próprios erros para ter sucesso. 

Veja algumas dicas de jovens empreendedores para quem deseja ter sucesso no seu empreendimento. 

Lance o seu produto o quanto antes

Certas decisões podem fazer toda a diferença no rumo do seu negócio. “É muito fácil se perder em detalhes e funcionalidades que podem vir a ser importantes, mas nada ganha do MVP (produto mínimo viável) no quesito de eficiência. Teste seu produto no mercado o quanto antes, faça mais testes, analise os dados e fale com seus clientes. Mude rapidamente, se algo não estiver dando certo”, explica Florian Hagenbuch, CEO e fundador da Printi, plataforma de serviços de impressão online.

Tenha uma rede de relacionamentos forte

Para Maria Fernanda Antunes, CEO do Cuponation, o networking é importante no começo do negócio. “Tente conversar e conhecer a maior quantidade de pessoas possível: outros empreendedores, seus concorrentes, investidores, e outros stakeholders. Redes de relacionamento profissionais também ajudam muito a encontrar as pessoas que poderão te ajudar”, explica.

Foque no planejamento

Lucas Maceno, sócio fundador e coordenador de produção da Tecverde, acredita que é essencial que um jovem empreendedor perceba, o quanto antes, que o caminho do empreendedorismo vai além de encontrar uma ideia certa. “O caminho é feito de planejamento fundamentado, execução comprometida com resultados e análise crítica constante do planejamento e da execução”, afirma.

Tenha metas audaciosas

Acreditar nas pessoas que trabalham com você, resolver o problema do cliente e ter metas audaciosas a longo prazo são três fatores que Diego Martins, presidente da Acesso Digital, acredita. “Acho que existe uma crença de que qualquer empresa não deve ser profissionalizada no começo”, afirma. Mas, para ele, é extremamente vantajoso que o empreendedor pense grande. 

Foque na execução

Juliana Duarte, cofundadora da Tricae, loja virtual especializada em produtos infantis, explica que muitas pessoas têm receito de começar uma startup por não ter uma ideia inovadora. “O dia-a-dia, a gestão do negócio e a transpiração são capazes de transformar ideias médias ou boas em grandes empresas. Meu conselho para todo mundo que quer empreender é focar em execução”, diz.

Cuidado com as métricas

“Esqueça a ideia, mostre os resultados da sua execução. Tenha claro seus objetivos e defina os resultados esperados de cada um”, recomenda Saulo Arruda, presidente do StartupMS, associação de empreendedores de startups de Mato Grosso do Sul, e mentor na Germinadora e Startup Dojo. Para ele, alguns dados usados para medir o desempenho levam a conclusões precipitadas. “Ao invés da quantidade de novos usuários, mostre o aumento do percentual de conversão da sua estratégia de ganho de usuários ao longo do tempo”, ensina. 

Estude o mercado

Para Caio Davidoff, sócio fundador da PagCom, um empreendedor deve, sim, fazer um plano de negócios. “Estudar o mercado, fazer um business plan, estar atento aos erros e nunca desistir no primeiro problema. É importante errar para acertar”, explica. 

Monte o melhor time

Para Marcio Furtado, sócio da CashMonitor, o sucesso só é saudável quando vem aos poucos. Além disso, ele acredita que um empreendedor tem que colocar a mão na massa e estar sempre presente no seu negócio. "Desde o começo, é importante pensar em montar o melhor time possível e sempre estar rodeado por pessoas que são melhores que você", explica. 

Seja o exemplo

Para Alykhan Karim, cofundador do Sonoma, curadoria de vinhos online, liderar e motivar sua equipe não é só convencer as pessoas a trabalharem muito. “Você tem que seguir motivando, todos os dias, mas também criar uma cultura que permite que eles sejam reconhecidos pelos esforços individuais, mostrar a diferença do trabalho de cada um faz a diferença na empresa”, explica.

Priorize as tarefas diárias

Para Amador Gonçalves, CEO e cofundador do Ofertas de E-mail, empreender com sucesso demanda foco. “Para isso é preciso otimizar o tempo, priorizando as tarefas diárias que são mais importantes para a gestão do negócio”, explica. Além disso, ele acredita que o impossível realmente não existe para o verdadeiro empreendedor.

Seja o advogado do seu cliente

Para Felipe Rezende, fundador e diretor executivo da Evobooks, empreendedores não devem perder o foco em gerar real utilidade para os clientes. Para ele, é essencial que o empresário assuma o papel de advogado do cliente no desenvolvimento do produto. “Visitamos as escolas com frequência e ouvimos desde os alunos mais jovens até os professores mais experientes. São eles próprios quem nos inspiram em algumas das melhores ideias", explica. 

Tenha uma visão 360º da empresa

Aprender com os erros faz parte da rotina de um empreendedor. Pedro Assis, CFO e cofundador da startup Logovia, afirma que é importante ter uma visão geral da empresa. “Você terá que decidir acerca do time certo para comandar o negócio e as estratégias certeiras para captar clientes”, explica.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More