12 Comportamentos Que Ajudam a Sua Carreira

Existem certos comportamentos que podem ajudá-lo a ser um ótimo profissional. Confira as 12 dicas que irão fazer a sua carreira decolar

Vários fatores ajudam a sermos bons profissionais. Muitos acreditam que é difícil, porém, com certos hábitos fica muito mais fácil valorizar a sua carreira. Veja dicas de como ser um bom profissional:

Como se tornar uma pessoa agradável e avançar na carreira

1- Agende uma conversa com o seu chefe

É sempre bom ter uma conversa aberta com seu gestor sobre o seu desempenho, planos para o futuro, objetivos e metas. Mostrar pró-atividade no ambiente de trabalho demonstra boas intenções e vontade de ajudar.

2 - Convide o seu colega de trabalho para um café

Não tenha medo de se aproximar dos colegas de trabalho mais distantes. Interagir com eles aumenta a sua rede de contatos. Nunca se sabe quando você irá precisar da ajuda deles.

3- Fique atento à sua postura corporal

Não mostre relaxamento ao sentar torto ou ficar com as costas curvadas. De vez em quando, assumir uma pose de poder (mãos no quadril, pernas afastadas, costas eretas) demonstra confiança, calma e que você está no controle da situação.

4- Leia sobre a sua área de trabalho

Quanto mais você souber sobre a sua área, mais chances você tem de ser sucedido nela. Lembre-se que conhecimento é diferencial.

5- Escolha um colega para te ajudar

Ter um colega de trabalho para te ajudar nas tarefas e dar um feedback honesto é muito benéfico para a sua carreira. Aprenda a confiar nos outros e entenda que você pode precisar de ajuda.

6- Tenha o hábito de conversar com os colegas

Ter conversas informais com quem você trabalha é uma das formas mais eficientes de criar amigos. Mande um e-mail perguntando como a pessoa está, comece um assunto nas redes sociais, ou seja, tente se aproximar.

7- Organize seu ambiente de trabalho

Quando chegar ao local de trabalho, arrume a sua mesa e tudo que está ao seu redor. Organização e limpeza aumentam a produtividade e evitam distrações.

8- Aprenda a falar em público

Se você sente dificuldade em falar com os clientes ou colegas de trabalho, treine suas falas na frente de um espelho sem usar palavras como "hum", 'tipo", e outros vícios de linguagem.

9- Fique atento ao LinkedIn

O LinkedIn é a rede social mais indicada para profissionais que desejam aumentar seu network. Não cometa erros de linguagem, nem coloque informações erradas.

10- Seja objetivo

Não faça rodeios e vá direto ao ponto. Não esqueça que o tempo dos outros é tão precioso quanto o seu.

11- Prepare-se para as reuniões

Não vá para as reuniões sem saber do que elas tratam. Sempre cheque os e-mails anteriores para confirmar qual é o assunto em pauta e saiba o que você deseja falar sobre o assunto.

12- Mostre suas qualidades

Mostrar seus lados positivos não é importante somente durante a entrevista. Mesmo depois de conseguir o emprego, é sempre bom lembrar o seu chefe o porquê dele ter confiado o serviço a você. Portanto, demonstre as qualidades que você alegou ter no seu currículo.


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