5 Regras Que Todos os Llíderes Deveriam Seguir

Líderes precisam focar em sua autorrealização para conseguir desenvolver empresas e organizações autorrealizadoras. Veja cinco regras para fazer isso

Por Luiza Belloni Veronesi

Ser líder não é uma tarefa fácil. Além de lidar com maiores obrigações, é preciso motivar seus funcionários para produzirem mais e, ao mesmo tempo, se sentirem realizados com seus trabalhos. 

Segundo o psicólogo norte-americano, criador da neurossemântica e do meta-coaching, Michael Hall, os líderes precisam focar em sua autorrealização para conseguir desenvolver empresas e organizações autorrealizadoras e, consequentemente, se tornarem mais produtivas. Mas, como conseguir se autorrealizar? O psicólogo dá cinco dicas práticas para te ajudar neste começo, confira:

1. Tenha uma boa intenção

Por que você está liderando? Qual é a sua intenção? Você tem “boas” intenções ou intenções “contaminadas”, isso é, está usando as pessoas para se sentir bem a seu respeito? Em primeiro lugar, saiba qual é sua intenção ao liderar uma empresa. “Realmente busque trazer o melhor das pessoas porque se a sua intenção for ter prestígio, se estiver ligada ao seu próprio ego, nós já tivemos o bastante desta liderança”.

2. Esteja bem para liderar

Esteja em um estado apropriado. Tenha certeza que você está em um estado apropriado quando está desempenhando o papel de liderança da melhor maneira. Nada de agir já cansado, estressado e rabugento, ou com raiva, porque isso vai minar o que você faz, sugere Hall. Então, entre em um estado apropriado, qualquer que seja o estado certo para você: se for relaxado, focado, visionário, qualquer que seja esse estado.

3. Aprenda a dar valor aos funcionários

Verifique como você pensa sobre as pessoas. “Abraham Maslow separou a ‘Teoria X’ e a ‘Teoria Y do gerenciamento’: a primeira é o líder que acha que as pessoas são responsáveis, não animais, e que um líder precisa utilizar o fator ‘medo’ para controlá-las. Já na ‘Teoria Y’, as pessoas são seres humanos com vastíssimos recursos e, se você tratá-las bem, elas vão liberar a sua criatividade, ser responsáveis, trabalhar duro e se orgulhar do seu trabalho”.

Segundo Hall, é preciso se certificar de que sua filosofia sobre as pessoas apoie a liderança, em vez da ditadura.

4. Desenvolva as suas competências para liderar

Olhe para a situação que você está liderando. Quais são as competências essenciais que você precisa? Você tem as competências essenciais para as tarefas, objetivos e metas que foram estabelecidos para você? Caso não tenha ainda, então desenvolva essas competências, seja um aprendiz para essas competências.

5. Estimule a aprendizagem coletiva

Após aplicar em você o desenvolvimento das competências necessárias para liderar, faça o mesmo com as pessoas que trabalham com você. “Questione-se: quais são as competências essenciais que elas precisam? Tenha certeza de que elas estão recebendo treinamento, crie uma organização que aprende”.

Se você criar uma organização que aprende, enquanto líder, então você terá essa aprendizagem coletiva, que vai ser muito mais do que a pessoa mais inteligente do grupo.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More