Advertisement

Responsive Advertisement

5 Maneiras de Incentivar a Inovação Dentro da Empresa

A criatividade, na maioria das vezes, é a chave do sucesso. Saiba cinco maneiras simples de como estimular o processo criativo da sua equipe 

Um e-mail recente da Harvard Business School faz um bom trabalho de somar os esforços de seu corpo docente para descobrir o que as empresas podem fazer para aumentar sua capacidade de inovação.

Veja o que os pesquisadores sugerem para que os gerentes possam fazer um melhor trabalho de criação e gerenciamento de ideias inovadoras:

1. Prêmios fazem a diferença

Os céticos afirmam que os prêmios estimulam as pessoas a criarem coisas que não teriam criado normalmente. Uma equipe da Harvard Business School e da Escola Norueguesa de Economia fizeram um estudo para descobrir se os prêmios realmente estimulam os participantes. A resposta foi positiva. Os pesquisadores descobriram que o número de patentes e renovações de patentes disparou em várias especialidades quando a Sociedade Real Agrícola da Inglaterra, durante o século 19, concedeu prêmios. Eles descobriam também que, curiosamente, não importa se o prêmio é em dinheiro ou uma medalha, o efeito foi o mesmo.

2. Defina metas claras e objetivas

Descobriu-se, com a análise do processo criativo, que para uma evolução constante, os gerentes precisam definir metas claras e objetivas para que os funcionários tenham a liberdade de decidir como vão atingi-las. Os gerentes devem também tentar remover distrações ou pressões de tempo. Juntas, essas medidas irão ajudar a criar um ambiente onde a criatividade pode se transformar em inovação.

3. Deixe que as pessoas escolham seu ambiente de trabalho

Algumas pessoas preferem trabalhar em um ambiente competitivo, enquanto outros preferem trabalhar em uma equipe. E, por isso, deixar os funcionários escolherem o ambiente de trabalho aumenta do rendimento individual.

4. Mostre-se aberto a ouvir opiniões

Em algumas situações é o comprador ou consumidor que está em melhor posição para inovar, não o fabricante. O consumidor quer sempre que o produto/serviço seja melhor e mais inovador. Além disso, para qualquer inovação prosperar, dizem os pesquisadores, deve haver uma comunidade apaixonada de usuários prontos para experimentar e dar o feedback.

5. Investir no multicultural

A criatividade não é só vinda de algo totalmente novo. Na maioria das vezes, a criatividade se traduz no conectar ideias para criar algo diferente. Se você tem uma rede multicultural social, você está mais propenso a receber ideias diferentes. Aqueles que tem contato com diferentes culturas, surge com projetos mais criativos.

Fonte: Universia
Fonte da imagem

Postar um comentário

0 Comentários