12 Dicas Para Empreendedores Serem Mais Criativos

Veja recomendações de empreendedores do mercado de startups para desenvolver a criatividade 

Por Camila Lam

Para ter uma startup ou uma empresa mais inovadora, o empreendedor tem que buscar conhecimento e experiências para se inspirar. Viajar, ler, ouvir e sentir são algumas atitudes que favorecem ideias criativas e inovadoras.

Marcos Simões, diretor de operações da Endeavor, afirma que o empreendedor é uma pessoa com criatividade, mas ao ficar imerso nos problemas do dia a dia acaba não tendo tempo para ter e desenvolver novas ideias.

“É preciso sair um pouco da rotina e buscar inspiração. Alguns visitam feiras de tecnologia fora do Brasil e tem empreendedores que vão a encontros de setores que não têm nada a ver com o negócio dele”, conta Simões. Veja outras dicas para quem deseja ser mais criativo.

Viaje e conheça outras culturas

Para Marllon Calaes, coordenador de negócios criativos na Liga Experimental e sócio da Experimental AD/Venture, aceleradora de economia criativa, o brainstorming é um exercício que empreendedores deveriam praticar com suas equipes de trabalho. “Viajar e conhecer diferentes culturas sempre quando puder. Isso faz com que o empreendedor vivencie experiências e experimente produtos e serviços de uma maneira diferente da qual está acostumado”, recomenda.

Analise as empresas que deram errado

Ler sobre casos de sucesso é importante, mas casos de insucesso também. “Busco sempre imaginar maneiras que poderiam ter sido aplicadas para que determinada empresa pudesse ter sucesso”, afirma Gustavo Caetano, CEO do Samba Group e presidente da Associação Brasileira de Startups. Além disso, ele conta que pensa constantemente em como ele resolveria problemas simples do dia a dia.

Fale e aprende a pensar em outras línguas

Se expor a coisas diferentes diariamente é uma maneira de desenvolver a criatividade. Falar e aprender a pensar em outras línguas é outra recomendação de Jan Riehle, CEO da Itaro.com.br, distribuidora online de pneus, e investidor-anjo. “Nesses momentos, a pressão da dificuldade faz a pessoa encontrar uma maneira de sair, exercitando a criatividade”, explica.

Explique a sua ideia para outra pessoa

Muitos empreendedores gostam de usar bloquinhos para anotar ideias. Já para desenvolver uma, Eduardo L’Hotellier, cofundador e CEO do GetNinjas, conta que gosta de explicar a ideia para outra pessoa. “É bem parecido com a técnica de que o melhor jeito de aprender algo é ensiná-lo. Ao contar a ideia, você se força a pensar mais nela e, ao responder as dúvidas do ouvinte, você acaba analisando pontos que não tinha analisado anteriormente”, explica.

Observe boas práticas

Um dia a cada dois meses, a equipe de Cristiano Buerger, fundador da Tecnoblu, responsável pela moda das etiquetas e tags diferenciadas nas roupas, é liberada para colocar ideias em prática. “Para qualquer ideia, a gente alinha quais são as tendências de comportamento, cores e texturas e a partir daí desenvolvemos novos processos”, explica. Para desenvolver a criatividade, ele recomenda observar práticas diferentes nos lugares que o empreendedor frequenta e ver quais podem ser aplicadas em qualquer negócio.

Pratique ioga

Para evitar distrações, Eduardo Lima, CEO e cofundador da eduK, gosta de deixar o celular desligado. Caminhar até o escritório e praticar ioga são outras atividades que estimulam ele a ter novas ideias. “Pratico ioga regularmente há um ano. Foi muito importante aprimorar minhas habilidades respiratórias e de concentração para ‘esvaziar’ a mente e criar um ambiente propício à inovação”, afirma o empreendedor.

Afaste-se da rotina

“Vá para um lugar que te inspira. Quanto mais coisas diferentes e sensações diferentes você viver, acredito que mais criativa sua mente vai ficar”, recomenda Marcelo dos Santos, sócio da ContaAzul, uma das startups brasileiras selecionada pela aceleradora americana 500Startups. Além disso, ele afirma que escutar histórias interessantes pode ajudar no desenvolvimento de novas ideias.

Não trabalhe durante o final de semana

Fabio Seixas, fundador da Camiseteria e mentor da aceleradora digital 21212, afirma que não trabalha no final de semana. “Isso faz com que novas ideias surjam. Trabalhar final de semana na empresa te impede de pensar criativamente sobre a empresa. O importante é pensar na empresa sem estar trabalhando nela”, explica.

Se possível, caminhe até o trabalho

Os principais métodos utilizados por Gustavo Mota, fundador do We Do Logos, para desenvolver a criatividade são leitura, pesquisa e caminhada. “Sabemos da importância de trabalhar muito e focar no dia a dia, mas inovação e criatividade também precisam ser cultivadas. E nada melhor do que você gastar um tempo com você mesmo para desenvolver a sua ideia e pensar nas hipóteses. Se puder, vá caminhando para o trabalho. Além de ajudar na criatividade, ainda te mantém em forma”, recomenda.

Mantenha-se atualizado

“Fique sempre ligado nas novas tecnologias e novos negócios que estão surgindo, assim você conseguirá ter ideias complementares e inspirações”, diz Maurilio Alberone, CEO Bizstart e diretor regional Sudeste da ABStartups. Além disso, o empreendedor recomenda participar de oficinas de design thinking e modelagem de negócios.

Busque inspiração nos livros

Carlos Grieco, fundador da EvoBooks e diretor comercial e de marketing, explica que acabou se envolvendo muito no mundo dos vídeos games para entender como a usabilidade dos jogos pode ser traduzida ao material didático digital. Mas, ele afirma que foi lendo o "The Art of Start", do Guy Kawasaki, que entendeu como levar uma ideia a ser uma grande empresa.

Leia revistas diferentes

Para ter ideias diferentes, às vezes, é preciso sair um pouco da zona de conforto e entrar em contato com conteúdos variados. “Tenho o hábito de, uma vez por semana, comprar uma revista que nunca havia lido antes. A ideia é ler de tudo: negócios, jardinagem, música, esportes. Entram na lista até revistas em quadrinho e de celebridades”, explica Paulo Floriano, coautor dos livros “Gestão 2.0” e “Inovação: Quebrando paradigmas para vencer” e cofundador da Neue Labs, empresa de consultoria, desenvolvimento e pesquisa de produtos digitais centrados em experiência do usuário.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More