Advertisement

Responsive Advertisement

Talento e Comprometimento

Por Carlos Hilsdorf

Se buscarmos um sinônimo, uma palavra que em si encerre toda a busca do ser humano nos aspectos individuais e empresariais, seremos conduzidos, automaticamente à palavra SUCESSO! 

Estamos sempre em busca do sucesso, seja nas nossas relações afetivas, na nossa prática esportiva ou nos nossos negócios. 

Por isso, uma das grandes perguntas de todos os tempos sempre foi: Existe uma receita para o Sucesso; e se existe qual é esta receita? 

Muito se falou, escreveu e teorizou sobre o Sucesso em todos os tempos, afinal este tema já preocupava (sob óticas diferenciadas das atuais) os egípcios e babilônios e assim se mantém na História de todas as civilizações. 

Uma análise profunda das relações entres os seres humanos, suas ações, causas e efeitos, nos leva a considerar duas variáveis de maior grandeza que explicam a causalidade dos fenômenos sociais e por conseqüente empresariais e profissionais. Conhecendo o Homem conheceremos as causas que o levam a agir, assim como os resultados que ele pode alcançar. 

Percepção e Atitude são as duas palavras, com as quais é possível compreender em maior profundidade tudo que acontece em nossa vida, afinal tudo depende de como percebemos o mundo e da forma como agimos em função desta percepção. 

Percepção e Atitude atuam como forças de ação e reação e se alternam na determinação dos fatos, agindo, porém, sempre dialéticamente. 

Desta maneira é necessário um adestramento da Percepção e conseqüente recontextualização das Atitudes. Somente assim poderemos alcançar uma percepção Holística e um ról de atitudes que nos encaminharão ao Sucesso. 

Sucesso é a conseqüência de uma disciplina orientada para o crescimento, para a ampliação das capacidades, para a exteriorização de um potencial infinito de que dispomos se a nossa vontade estiver adestrada e a nossa decisão, nossa opção de estilo de vida, for uma opção pela Felicidade, pela Satisfação, pela auto-realização. 

A opção pelo Sucesso é uma opção pelo contínuo aperfeiçoamento, pelo trabalho, pela descoberta, pela aquisição, e, fundamentalmente, busca pela satisfação da inquietude de que o ser humano é dotado. 

O Mundo é um reflexo de como nós o percebemos e nós somos um reflexo do nosso comportamento. O Homem é filho de seus conhecimentos, pensamentos, crenças e obras. 

Mudança, Causa e Efeito

Vivemos em um mundo de causas e efeitos. Algumas coisas acontecem. Outras coisas, fazemos com que aconteçam. A vida é uma série de eventos interligados. Seu trabalho influencia esta série de eventos de modo que aconteçam fatos que contribuam para as metas e objetivos da organização. 

A mudança é uma constante na vida e nas empresas. Está sempre presente no complexo mundo dos negócios. O objetivo de cada profissional é fazer com que as mudanças desejáveis ocorram de forma ordenada. A crescente complexidade se deve a mudanças na tecnologia, nos processos de trabalho, na logística, na competição e exigências dos clientes, bem como nas pressões do tempo na empresa moderna. Cada profissional deve pensar continuamente em mudanças e nos efeitos por elas produzidos e atuar de maneira eficaz. 

Os novos tempos exigem uma nova postura de cada profissional. Bom profissional é aquele que tem a capacidade de responder com eficácia à velocidade das mudanças. 

"O sucesso está nas mãos daqueles que encaram a função que exercem com a paixão do artista e a precisão do cientista" - T. Levitt.

Um bom profissional adquire o hábito de fazer perguntas. Perguntas simples para poder identificar problemas e implementar inovações necessárias: 

- Por que fazemos isso?

- Por que dessa maneira?

- Existe uma forma melhor?

Somos naturalmente dotados do talento de fazerem as coisas acontecerem. O Segredo é desenvolver a capacidade de fazer com que aconteçam coisas benéficas aos nossos objetivos e metas, alinhadas ao nosso sentido de missão e auto-realização. O talento é uma característica natural, mas, só se manifesta sob a forma de resultados esperados quando associado ao comprometimento. Assumir a responsabilidade e a disciplina necessária ao estabelecimento do comprometimento é o desafio das pessoas de talento. O sucesso não pertence aos talentosos, mas aos realizadores. Um talento pequeno nas mãos de uma pessoa altamente comprometida e empreendedora é capaz de realizar muito mais que um grande talento nas mãos de uma pessoa de baixo comprometimento que possui enorme facilidade para realizar as coisas, mas tem um grave defeito não as realiza! 

Talento sim! Mas com muito, muito comprometimento. O Mundo pertence aos Homens de Atitude!

Carlos Hilsdorf - Considerado pelo mercado empresarial um dos melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano.
Fonte: Portal do Marketing
Fonte da imagem: gettyimages

Postar um comentário

0 Comentários