Advertisement

Responsive Advertisement

Série SEU NEGÓCIO - As Vantagens em Abrir um Negócio, Investir em Franquia e Comprar Uma Empresa

Cada modelo de negócio possui características distintas e apresenta vantagens e desvantagens. Já escolheu o seu?

Por Luiza Belloni Veronesi

Quando se pensa em empreender, o primeiro passo para esse investimento é escolher a modalidade do seu negócio: abrir seu próprio negócio, comprar uma empresa já existente, optar por uma franquia, entre tantos outros modelos disponíveis.

Ainda que a etapa seja essencial para as seguintes, muitos futuros empresários têm dúvidas em qual caminho seguir. A preocupação não vem por menos - os modelo de negócio possuem características distintas e cada um apresenta vantagens e desvantagens.

Para ajudar nessa decisão nada fácil, o master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, Batista Gigliotti, compara essas vantagens e desvantagens das modalidades:

Abrir o próprio negócio

Vantagens: esta opção permite ao empreendedor elaborar ‘algo novo’. Com bastante estudo, é possível acertar no negócio e criar uma nova necessidade na sociedade, ou seja, futuros clientes. Seja em serviços ou varejo, a inovação é fundamental.

Desafios: iniciar um negócio do zero requer cautela, planejamento e muita análise. Conhecer a fundo o mercado que irá investir não é o suficiente e pode frustrar eventuais planos, ressalta o empreendedor.

Outro fator negativo analisado por Gigliotti é a falta de conhecimento da área empreendedora, caso o profissional nunca tenha trabalhado na área antes. “O investimento acaba sendo maior por ter que criar todas as áreas de uma empresa e ainda torná-la conhecida no mercado”.

Investir em uma franquia

Vantagens: o know-how do franqueador auxilia o futuro empreendedor, que terá o suporte necessário para fazer toda a operação de sua loja. Além disso, pertencer a uma marca reconhecida no mercado pode ser considerado muito positivo para quem está iniciando.

Desafios: a difícil localização de um ponto comercial estratégico pode prejudicar os planos do empreendedor. “Quando falamos em franchising esta questão é ainda mais perceptível porque a territorialidade é determinada de acordo com os planos da franqueadora. E, como não poderia ser diferente, os melhores locais já estão locados e em operação”.

Comprar uma empresa já existente

Vantagens: adquirir uma empresa em andamento, de certa forma, torna o processo mais fácil. Ter uma carteira de clientes formada, ponto comercial testado e aprovado atenuam eventuais riscos. Ao contrário do que muitos imaginam, há muitas oportunidades neste segmento. Além disso, o empreendedor lembra que existem muitas empresas à venda que estão no “azul”. A vantagem de se conhecer e de se auditar o histórico também diminui os riscos.

Desafios: esse é um processo que exige profissionalismo, não basta ter empatia ou confiança no atual dono do negócio. Se a consultoria responsável pela intermediação do negócio não tiver metodologias adequadas, que conheçam os pontos que precisam ser avaliados e seus devidos valores, a negociação pode ser benéfica apenas para um dos lados.

Investir em uma franquia em andamento

Vantagens: todas as vantagens em optar por uma franquia e por um negócio em andamento, a margem de segurança do empreendedor terá um sobressalto, pois ele reúne a popularidade da marca, expertise e também o histórico quanto a condução do negócio.

Desafios: a informação é a maior aliada do investidor em qualquer opção, diz o empresário. "Pesquisar os passos do último empreendedor, valorizar o que deu certo e lapidar os pontos sensíveis, somando a paixão por empreender e o compromisso com o retorno do investimento, especialmente quando se obtém suporte técnico de uma consultoria, é muito assertivo".


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

1 Comentários

Joyce disse…
Sempre foi meu sonho abrir meu negócio, e quando saí do interior e vim morar em São Paulo, encontrei a oportunidade de me instalar num escritório compartilhado http://www.escritoriovirtual-saopaulo.com/, me deu muito mais gás para ir pra frente, conheci muitos amigos e hoje formamos uma grande equipe, conheçam!